No concerto desta noite na Sala Minas Gerais, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais apresenta, ao público, a programação de sua décima temporada, a ser realizada entre 16 de fevereiro e 14 de dezembro de 2017. Interessados nas assinaturas já podem entrar em contato para escolher uma das cinco opções. 

A grande novidade é que a série “Fora de Série” não será focada apenas em um compositor, mas também na música barroca e sua influência para as produções seguintes. O primeiro concerto, no dia 3 de março, aborda o barroco francês (Ravel, Charpentier, Rameau e outros), enquanto o segundo, no dia 6 de maio, terá foco sobre o barroco alemão (Biber, Haendel, Bach e outros).

O barroco mineiro também está na programação. O concerto do dia 17 de junho traz coro e solistas para apresentar a música feita em Minas nos séculos 18 e 19. Destaque para o “Requiem” do padre José Maurício Nunes Garcia, já que se comemora, em 2017, 250 anos de seu nascimento. 

“Por conta do formato da Filarmônica, o repertório barroco ficou um pouco mais esquecido e vai ser interessante revisitá-lo. Cada programa vai mostrar uma faceta do período barroco e a sua repercussão em outras estéticas, como a música feita nos séculos 19 e 20”, afirma o maestro Fabio Mechetti, regente titular da Orquestra.

Zuckerman
Na programação das séries “Allegro”, “Vivace”, “Presto” e “Veloce”, o destaque é para a primeira apresentação com a Filarmônica do israelense Pinchas Zukerman, que impressiona por, ao mesmo tempo, reger e tocar violino. Ele vai apresentar uma peça de Brahms. “Ele é um dos principais violinistas do mundo e regente da National Arts Centre Orchestra, no Canadá”, diz Mechetti. 

Destacam-se ainda o pianista tcheco Lukás Vondrácek, vencedor do último Concurso Rainha Elizabeth (Bélgica), e o americano Robert Bonfiglio, que vai apresentar uma peça de Heitor Villa-Lobos para harmônica/gaita. 

O pianista Nelson Freire apresenta peça de Grieg nos dias 22 e 23 de junho, enquanto o violoncelista Antonio Meneses celebra seus 60 anos com concerto de Hans Gál, nos dias 3 e 4 de agosto. 

Informações: filarmonica.art.br e 3219-9009