Filme injeta política em Veneza

Folhapress
08/09/2015 às 07:44.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:41
 (AFP)

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VENEZA – “O Estado de Israel nunca mais será o mesmo”. A fase de toada pessimista domina o longa “Rabin, The Last Day”, que o israelense Amos Gitai apresenta no Festival de Cinema de Veneza. O thriller político reconstitui a investigação sobre o assassinato do primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin, em 1995, por um extremista judeu contrário aos acordos de paz firmados pelo premiê com os palestinos.

“Rabin é ao mesmo tempo centro e buraco negro desse filme: a trama é construída em torno dele, mas não quis retratá-lo, não queria competir com a sua figura pública”, disse Gitai, que já abordou os conflitos na região em “O Dia do Perdão” (2000) e “Free Zone” (2005). O assassinato é reconstruído por meio de gravações documentais da noite em que o premiê foi alvejado, num comício em Tel Aviv. Em seguida, Gitai encena a comissão que apurou a morte.

O diretor afirma que lançar o longa 20 anos após o caso repercute no presente. “É para olharmos o passado não para manter uma memória sentimental, mas para compreender um momento em que houve um breve momento de esperança, de diálogo entre israelenses e palestinos”.

Gitai afirma que os territórios da Cisjordânia e da Faixa de Gaza “são terras dos palestinos”. “Para se ter paz, você tem de considerar o outro”. Sobre o assassino, hoje encarcerado, disse: “Era só a mão que empunhava a arma, por isso não é o centro do filme”.

O diretor diz ter se embasado em documentos e testemunhos para encenar, por exemplo, rituais religiosos em que rabinos incitavam a morte do premiê, invocando princípios ortodoxos como o “din rodef”, permissão ao homicídio contida no Talmude.

Gitai deu início à entrevista pedindo um minuto de silêncio por Riham Dawabsheh, palestina cuja casa, em Durma, foi incendiada por extremistas israelenses. A morte foi anunciada ontem – o filho dela, de 18 meses, morreu queimado vivo no incêndio, que aconteceu dia 31/7.

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