Para quem continua em ritmo de férias, não faltam atrações gratuitas para curtir o fim de semana em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Além da Virada Cultural, que acontece neste sábado (20) e domingo (21), uma das atrações de destaque é o show do grupo Chama Chuva, na Feira do Mineirinho.  A programação também inclui o Festival de Inverno de Sabará e o já tradicional BH é da Gente.

 

Sábado 20

Opção para a criançada 

A praça Floriano Peixoto terá várias atrações para a criançada, com o Kids Fun Farrinha. Estão previstas a preparação de receitas na hora, brincadeiras e atrações musicais com o grupo "O Quintal da Guegué", "Charanga das Padês", José Luís Braga e Los Campesinos, Castello Branco e Aline Calixto. 

Onde: Praça Floriano Peixoto – Bairro Santa Efigênia

Quando: sábado e domingo, 10h às 18h

Ilustração de árvores no CCBB

A oficina Lugar de Criação terá uma atividade de ilustração de árvores com a ilustradora Livia Arnaut, do Instituto Casa Viva de Educação e Cultura. A classificação é livre.

Onde: CCBB (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)

Quando: sábado a segunda, das 11h às 13h e das 15h às 17h.

História de Minas no Espaço do Conhecimento da UFMG

O Espaço do Conhecimento da UFMG exibe, em uma tela digital, as projeções Violas de Minas: patrimônio imaterial de Minas Gerais, Conectando Acervos e A Arte do Marfim em Minas Gerais. 

Onde:  Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários

Quando: sábado e domingo, a partir das 18h

Festival Pedra Rachada terá vários shows 

O 15º Festival Pedra Rachada de Bouldering de Sabará acontece neste sábado, a partir das 8h, em vários locais da cidade. Entre os destaques estão as apresentações do Circo Sufoco, às 11h, na Praça Santa Rita, e às 16h, na Praça do Povo, no Fátima, e do grupo Trupe Gaia, na rua da Quadra, no Pompéu. A Orquestra de Violeiros Arpejo de Ouro Branco também participa do evento, a partir das 20h30, no Centro Cultural José Costa Sepúlveda, Cine Bandeirante.

Onde: Diversos endereços de Sabará

Quando: a partir de sábado até dia 28 de julho

Missão Apollo 11 no Espaço do Conhecimento UFMG 

Para comemorar os 50 anos da chegada do homem à Lua, o Espaço do Conhecimento da UFMG realiza diversas atrações com a temática. No sábado, a partir das 18h, tem o Karaokê da Lua e  sessões de filmes, além de observação dos planetas Júpiter e Saturno, a partir das 19h. No domingo, às 11h, haverá observação do sol através de um telescópio.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários

Quando: sábado, a partir das 18h

 

Produção de filmes no Centro Cultural Bairro das Indústrias

Já pensou em produzir um filme? A oficina Todo Dia é Dia de Horizontes Periféricos permite a criação e filmagem de 2 curtas-metragens. As produções farão parte de uma websérie sobre a diversidade cultural e social de BH.

Onde: Centro Cultural Bairro das Indústrias (Rua dos Industriários, 289, Novo Indústrias)

Quando: aos sábados, das 9h às 13h 

 

Domingo 21

Brincadeiras e apresentações no Museu das Minas e do Metal

O projeto “Se essa rua fosse nossa” realiza jogos e oficinas, que incluem uma atividade para surdos e idosos. Às 13h, acontece a encenação Os Irmãos Caranguejo e o jogo tabuleiro acessível. A partir das 14h, acontecem as oficinas Pigmento Mineral, Feito Vó, Uma Tarde no Museu com Aldeia Jabuticaba e jogos interativos.

Onde: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Alameda da Educação/Prédio Rosa – Praça da Liberdade)

Quando: domingo, 13h às 17h30

Mágicas no Boulevard

O mágico Deivid é a atração deste fim de semana do Festival de Mágica do Boulevard Shopping. O evento acontece durante todo mês de julho no mall.

Onde: Espaço BeGreen, piso 2 do Boulevard Shopping (Av. dos Andradas, 3.000)

Quando: domingo, às 21h

Aulas de Yoga no Espaço do Conhecimento da UFMG

Além das atrações culturais, o fim de semana terá momentos de reflexão como a aula de Yoga ministrada pelo professor Paulo Baeta no Espaço do Conhecimento da UFMG. Interessados devem retirar uma senha na entrada do museu.

Onde: Alameda da Educação (em frente ao Espaço do Conhecimento UFMG)

Quando: domingo,às 09h

Festival de Inverno de Sabará com várias atrações

O Festival de Inverno de Sabará vai contar com shows, espetáculos teatrais e de circo e uma corrida de bike. Na programação, shows com DJ Ronildo, Banda Boralá, Adelmo e Banda e apresentações de Os Três Porquinhos, do  grupo Argumento, e O Circo Chegou, do Trupe Gaia.

Mais informações www.pedrarachadabouldering.com.br

Onde: Diversos endereços de Sabará

Quando: domingo, a partir das 8h

Arraial na Feira do Mineirinho

A temporada de festa caipiras ainda não terminou na Feira do Mineirinho. No domingo, os grupos Chama Chuva, Diga Lá e Quadrilha Cata-Latas se apresentam com muito forró, samba e xote, a partir das 12h.

Onde: Mineirinho (avenida Antônio Abrahão Caram, 1000, São José, Pampulha) 

Quando: domingo, a partir das 12h

BH É da Gente 

Neste fim de semana, o BH É da Gente acontece na Pedreira Prado Lopes, Savassi, Silva Lobo, Guarapari. Por lá, acontecem gincanas, jogos, oficinas de circo e produção manual de cataventos, além de pinturas de rostos. Na Savassi, às 10h30, o "Coral dos Laringectomizados", do Instituto Mario Pena, faz uma apresentação.

Onde:  BH é da Gente – Savassi (Centro-Sul), das 9h às 13h, nos trechos de cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, bairro Funcionários, região Centro-Sul.

BH é da Gente – Avenida Silva Lobo (Oeste), das 9h às 13h, no trecho entre as ruas Xapuri e Garret, nos bairros Grajaú e Nova Granada.

BH é da Gente – Avenida Guarapari (Pampulha), das 9h às 13h, na avenida Guarapari, no trecho entre a avenida Portugal e a rua Deputado Salim Nacur, no bairro Santa Amélia.

BH é da Gente – Rua Araribá (Noroeste), das 9h às 13h, na rua Araribá, no trecho entre as ruas Marcazita e Carmo do Rio Claro.

Quando: domingo, às 9h   

*Amanda Souza, sob supervisão de Cássia Eponine.

Leia mais:
Rock, samba, forró, rap: confira o roteiro da Virada Cultural para cada estilo musical
Virada Cultural: veja quais são as atrações para curtir em família
Virada Cultural terá várias atrações dedicadas à comunidade LGBT; confira os destaques