Fim de semana prolongado tem agenda variada ao ar livre em BH

Altino Filho - Hoje em Dia
01/06/2013 às 07:34.
Atualizado em 20/11/2021 às 18:44

O Grupo Galpão, que estreou seu novo espetáculo na Praça do Papa anteontem, pode ser apontado como um dos precursores no uso do espaço público na capital. Desde que a trupe surgiu, há 31 anos, a arte começou a tomar conta das ruas de BH.
Afinal, foi em plena Praça 7 que o Grupo Galpão apareceu em 1982 com a peça “E a Noiva Não Quer Casar”, surpreendendo a população e construindo um alicerce de empatia com o público. Hoje, é a companhia teatral mais conhecida e aguardada da agenda cênica mineira.
Novas montagens vieram e também novas investidas de outras trupes focadas no grande palco representado por nossas ruas e avenidas.
Nos anos 90, foi a vez do próprio poder público enxergar o espaço da cidade como lugar de repasse de cultura e promoção da arte. Foi lançado o Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua, o FIT, que trouxe grandes nomes do teatro, tanto de rua quanto do palco italiano – nacionais e internacionais –, conquistando o interesse da população para as artes cênicas.
Neste fim de semana prolongado, Belo Horizonte tem alguns bons exemplos desse encontro dos largos públicos com a arte. Além do já citado Galpão, que mostra “Os Gigantes da Montanha” ao pé da Serra (leia box), o público poderá conferir até amanhã outras três opções.  
O Parque Municipal recebe o “Conexão BH”. Neste sábado, o evento tem como destaques a banda Graveola e o Lixo Polifônico, a Orquestra Voadora e o Deskareggae Sound System. Amanhã, é a vez de Flávio Renegado gravar seu primeiro DVD no parque.
O rapper vem com um time de feras ao seu lado para esse trabalho. Na produção musical, Liminha e Kassin coordenam as Meninas de Sinhá, Aline Calixto, Rogério Flausino e Sany Pitbull, todos convidados especiais de Renegado. Ingressos a R$ 30 e R$ 15 (meia).
Também amanhã, o bairro Prado se transforma num grande salão de dança. O zouk é a estrela do 9º BHZouk, que conta também com outros ritmos como forró, samba, tango e salsa. É tudo ao ar livre, a partir das 10h, na rua João Lúcio Brandão, esquina com rua Erê.
Na Savassi, a avenida Getúlio Vargas receberá mais uma vez a 7ª Festa Italiana, com muita música oriundi e 35 estabelecimentos servindo as receitas típicas da Itália. O encontro acontece das 12 às 22h e o ingresso é 1 kg de alimento não-perecível.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por