Está com o fim de semana todo disponível para passear com a família? Então, prepare-se para uma maratona. A programação cultural gratuita está fartíssima até domingo. Além do Festival Internacional de Teatro (FIT-BH), a capital mineira recebe ainda o Festival Meu Vizinho Pardini (com Arnaldo Antunes e outras atrações de peso), a cultuada banda Azymuth, a Festa Chilena, o concerto gratuito da Filarmônica, as bolhas gigantes na Praça do Papa…

Há ainda boas opções para os amantes do cinema, que poderão conferir filmes aclamados no Sesc Palladium e no Cine Humberto Mauro. Já os moradores de Contagem podem se divertir com show gratuito na Praça do Glória, a feira Aprecie ou um projeto que desenvolve bonecos sob medida para crianças.

Confira a programação cultural gratuita do fim de semana e divirta-se:

 

SEXTA (14)

 

Mostra de documentários musicais

Belo Horizonte recebe, pela primeira vez, a mostra “In-Edit Brasil”, com 11 filmes brasileiros que foram destaque nas 10 edições do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, realizado em São Paulo de 2009 a 2018. Entre os destaques, estão “Olho Nu” (sábado, às 15h30), “Filhos de João - O admirável mundo novo baiano” (domingo, às 15h30) e “A Farra do Circo” (domingo, às 19h30).
Onde: Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420)
Quando: até dia 23

 

Olhar da psicanálise sobre clássico de Rosselini

A Fundação Clóvis Salgado apresenta mais uma nova edição da mostra permanente “Cinema e Psicanálise”, com a exibição do clássico “Europa 51”, dirigido por Roberto Rossellini e estrelado por Ingrid Bergman. Sessão comentada por Cristiane Barreto, psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e da Associação Mundial de Psicanálise.
Onde: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537, Centro)
Quando: sexta, 19h30

 

Mostra de filmes sobre Setembro Amarelo

Por causa da campanha do Setembro Amarelo, o Cine Humberto Mauro está exibindo filmes que abordaram, de alguma forma, o suicídio em suas tramas. Neste fim de semana, os destaques ficam com “Thelma & Louise”, de Ridley Scott (sábado, às 18h15), “À Queima-Roupa”, de John Boorman (sábado, às 20h30), “Ensina-me a Viver”, de Hal Ashby (domingo, às 16h), e “Gente como a Gente”, de Robert Redford (domingo, às 18h). Programação completa aqui.
Onde: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537, Centro)
Quando: até dia 27

 

Oficinas de mandalas no Minascasa

Nesta sexta, o Shopping Minascasa vai promover oficinas de mandalas abertas ao público. O objetivo é ensinar a arte da geometria e das cores e a tradição das peças, além de possibilitar a troca de conhecimento entre os participantes. Inscrições aqui.
Onde: Shopping Minascasa (av. Cristiano Machado, 3411, Ipiranga)
Quando: sexta, das 18h30 às 19h30

 

Espetáculo aborda a maternidade

A Casa do Beco apresenta o espetáculo "Mãe, Raiz do Morro", resultado de um projeto de pesquisa documental do Coletivo "Teatro Entre Elas", formado por mães e senhoras moradoras da comunidade do Morro do Papagaio. A montagem trabalha com a temática da maternidade no contexto das favelas, trazendo histórias verídicas para o palco.
Onde: Casa do Beco (av. Arthur Bernardes, 3876, Santa Lúcia)
Quando: sexta, às 20h

 

Orcs gigantes no BH Shopping

Os amantes dos jogos de RPG e das histórias de aventura são o público-alvo da exposição “Orcs – Ogros Gigantes”. Ao todo, são seis esculturas de até 5 metros de altura. Tem o Gratuk: desbravador da tribo, o Dadur: elemento surpresa, Dahkgrom: o comilão, Gulgash: líder dos Orcs, Drakdad: fêmea forte e guerreira e Trak: o pequeno rebento da tribo.
Onde: BH Shopping (BR-356, 3049, Belvedere)
Quando: diariamente, das 10h às 22h

 

SÁBADO (15)

 

Festival tem Arnaldo Antunes e Giramundo

O Festival Meu Vizinho Pardini aporta na Praça da Assembleia com uma programação bem convidativa. Na programação, estão companhia Maria Cutia, o Grupo Giramundo, o grupo de choro Toca de Tatu, Maurício Tizumba e seu Tambor Mineiro. Para finalizar, Arnaldo Antunes apresenta seu novo show onde dialoga entre o rock e o samba.
Onde: Praça da Assembleia (rua Rodrigues Caldas, s/n, Santo Agostinho)
Quando: sábado, das 10h às 19h

arnaldo antunes

Arnaldo Antunes é atração do Festival Meu Vizinho Pardini

 

Barro Preto recebe Festa Chilena

A segunda edição da Festa Chilena de Belo Horizonte acontece neste sábado, com barraquinhas de comidas e bebidas e shows com bandas e grupos de danças típicas. Entre as atrações, está a Banda de Bronces San Pedro, de Valparaíso, conhecida pelo som potente de trompetes, trombones, tubas e percussões. Os ingressos gratuitos devem ser retirados no Sympla.
Onde: Rua Tenente Brito Melo (em frente à Sala Minas Gerais), Barro Preto
Quando: sábado, das 10h às 20h

 

Espetáculo do FIT-BH na Savassi

BH está recebendo mais uma edição do Festival Internacional de Teatro (FIT)! A maior parte da programação é paga, mas alguns espetáculos acontecem na rua de forma gratuita. Um dos destaques é a performance “Deformação”, de Priscila Rezende, no Calçadão Niemeyer. A apresentação busca expor um conflito comumente enfrentado por mulheres negras e à margem do padrão estético imposto por nosso meio social.
Onde: Calçadão Niemeyer (rua Claudio Manoel, 1224, Savassi)
Quando: sábado, às 17h

 

Bate-papo sobre fotografia na programação do FIT

Em parceria com a 14ª edição do Festival Internacional de Teatro de BH (FIT), o Memorial Vale realiza bate-papo entre Guto Muniz, curador da exposição fotográfica "13 vezes FIT", que reúne fotografias das 13 edições do Festival, e a mestre em Ciências Sociais Glória Reis. O evento discutirá a potência documental da fotografia.
Onde: Memorial Minas Vale (Praça da Liberdade)
Quando: sábado, às 10h30

 

Rock nacional no festival Aprecie

O Festival Aprecie ganha neste fim de semana um “Especial Rock Brasil". Além das atrações gastronômicas, o evento conta com os shows das bandas cover Engenheiros do Uai, Legião V e Belos e Malditos. A entrada é gratuita mediante doação de um quilo de alimento não perecível e apresentação do ingresso que está disponível aqui.
Onde: Praça da Jabuticaba (avenida Prefeito Gil Diniz, Centro, Contagem)
Quando: sábado, das 12h às 20h

 

Festival gastronômico em Entre Rios

Entre Rios de Minas recebe no fim de semana a segunda edição do Festival Gastronômico “Receitas de Família”, celebrando a culinária local com dez receitas de famílias entrerrianas com ingredientes da terra. Entre as opções de pratos estão carne de lata com mandioca, umbigo de banana com linguiça de porco, paçoca de banana verde com torresmo e pastel de angu.
Onde: Praça Senador Ribeiro, ao lado da Igreja Nossa Senhora das Brotas, Centro de Entre Rios de Minas
Quando: sábado, das 11h às 23h, domingo, das 11h às 18h

 

Oficina aborda folclore brasileiro

Quem gosta de criar histórias está convidado a participar da atividade “Quem conta um conto...” Nela, as crianças vão conhecer personagens famosos da cultura brasileira. As histórias serão escritas ou desenhadas em um livro, confeccionado durante a oficina. A classificação indicativa é de 6 anos.
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700)
Quando: sábado, 18h30

 

Azymuth na praça Floriano Peixoto

Uma das maiores bandas brasileiras quando o assunto é música instrumental, o Azymuth se apresenta neste sábado, dentro da série BH Instrumental. No repertório, músicas do disco “Fênix”, que mais uma vez faz uma mistura entre o jazz e vários ritmos brasileiros. A abertura é com Matheus Barbosa e Marcus Abjaud.
Onde: Praça Floriano Peixoto, Santa Efigênia
Quando: sábado, às 19h30

azymuth

Clássico da música instrumental, Azymuth toca na praça Floriano Peixoto

 

UniBH recebe feirinha do Buritis

A Feirinha do Buritis que já é consagrada na região passou a ser realizada no Boulervard do UniBH. Realizada pela Associação de Moradores do Bairro Buritis (AAB) e com parceria do centro universário, a feirinha oferece à comunidade barracas de artesanato, espaço kids, espaço pets e atrações de entretenimento.
Onde: UniBH (av. Professor Mário Werneck, 1685, Buritis)
Quando: sábado, às 9h

 

Crianças aprendem sobre cultura africana

Apresentar ao público as brincadeiras tradicionais da África é a proposta da oficina “Só quem veio sabe como é: brincadeiras e jogos do continente africano”. O evento, que tem duração prevista de uma hora, é gratuito e voltado para maiores de 5 anos.
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700)
Quando: sábado, 15h

 

Lagoinha terá feirinha e atrações culturais

O bairro Lagoinha recebe a próxima edição do Circuito Nossa Grama Verde, realizado em parceria com o Circuito Beagá de Feiras. Além da venda de produtos da economia criativa, haverá apresentações musicais e intervenções artísticas, como o espetáculo "A dama Geni e o malandro da Lagoinha", com a atriz Cida Barcelos.
Onde: Quarteirão da Casa Rosa do Bonfim (rua Botelhos, 90, Bonfim)
Quando: sábado, das 10h às 20h

 

Projeto faz bonecos a partir de desenhos

Neste sábado, o projeto Presença leva uma ideia lúdica para a praça. Funciona assim: as crianças desenham e os adultos confeccionam bonecos de pano inspirados nas obras de arte dos pequenos. Depois, um grande evento, em um espaço público, é realizado para que os bonecos sejam distribuídos em um clima de partilha, respeito e solidariedade.
Onde: Praça da Glória (Eldorado, Contagem)
Quando: sábado, das 9h às 12h

 

DOMINGO (16)

 

Filarmônica faz concerto gratuito

A Filarmônica de Minas Gerais convida o público a assistir o Concerto de Primavera em frente à Sala Minas Gerais. No repertório, obras de grandes compositores, como J. Strauss Jr., Ravel, Mozart, Carlos Gomes e Beethoven.
Onde: Em frente à Sala Minas Gerais (rua Tenente Brito Melo, 1090, Barro Preto)
Quando: domingo, às 11h

 

Músicas de Chico Buarque para crianças

O Memorial Vale recebe a atriz e cantora Mariana Arruda para apresentação do musical infantil "ParaChicos – Mariana Arruda buarqueando para crianças". É um espetáculo que inclui canções de Chico Buarque como João e Maria, Pedro Pedreiro e trilhas de Os Saltimbancos e Os Saltimbancos Trapalhões.
Onde: Memorial Minas Vale (Praça da Liberdade)
Quando: domingo, às 11h

parachicos

Mariana Arruda faz espetáculo a partir de composições de Chico Buarque

 

Crianças aprendem sobre pinturas rupestres

As pinturas rupestres são tema da oficina “Enigma Rupestre”, voltada para crianças a partir de 5 anos. Por meio de explicações de mediadores e ilustrações, o público fará o exercício de tentar representar e decodificar ideias e fatos.
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700)
Quando: domingo, às 15h

 

Bolhas de sabão gigantes na Praça do Papa

Que tal encher a Praça do Papa de bolhas gigantes no domingo? O espaço recebe a brincadeira das bolhas de sabão gigantes. Baldes serão espalhados pela praça com “poção mágica” para que todos possam fazer as bolhas.
Onde: Praça do Papa, Mangabeiras
Quando: domingo, das 14h às 18h

 

Contação de histórias aborda tolerância

A contadora de histórias Daniela Oliveira participa do projeto "Era Uma Vez - Oficina de Contação de Histórias" nesta semana. Ela vai apresentar o conto "Um porco vem morar aqui", que trata de tolerância entre vizinhos.
Onde: Piso 1 do Minas Shopping (av. Cristiano Machado, 4000)
Quando: domingo, às 14h

 

Ronaldo Fraga realiza festa retrô

Pelo segundo ano, o Grande Hotel Ronaldo Fraga realiza o BH Retrô, que será marcado pelo lançamento da instalação inédita de design "Árvore Gentileza", uma grande escultura de aço feita com vergalhões retorcidos, assinada pelo estilista anfitrião. Participam do evento os movimentos Tweed Ride BH e BeHoppers.
Onde: Grande Hotel Ronaldo Fraga (rua Ceará 1.205, entrada pela esquina com rua Aymorés)
Quando: domingo, das 10h às 18h

 

Show de clássicos na Praça da Glória

Gustavo Figueiredo Trio apresenta o show "Música Brasileira" neste domingo, em Contagem, com repertório recheado de composições inesquecíveis de Dori Caymmi, Pixinguinha, Ary Barroso, Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Djavan e Milton Nascimento.
Onde: Parque Ecológico do Eldorado (rua Paineira, 1722, Eldorado, Contagem)
Quando: domingo, às 11h30

 

Apresentação dupla na PUC Minas

A Camerata de Violões e Coro Feminino da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) serão as próximas atrações do projeto Concertos Dominicais Peter Lund. No repertório, músicas eurditas e populares.
Onde: Museu de Ciências Naturais PUC Minas (av. Dom José Gaspar, 290, Campus Coração Eucarístico)
Quando: domingo, às 11h

 

Contação de história sobre amizade

O Boulevard Kids apresenta esta semana o conto "O Sabiá e a Girafa", no qual o sabiá não consegue voar muito alto e a girafa não pode cantar. Como é possível conviver com essas limitações? Nesta história, a garotada vai aprender o valor da amizade.
Onde: Piso 3 do Boulevard Shopping, ao lado da Morana (av. dos Andradas, 3.000)
Quando: domingo, às 16h

 

Feira sobre intercâmbios para estudantes

O Salão do Estudante, feira de intercâmbio, chega a BH neste fim de semana. O objetivo do evento é proporcionar contato direto entre os estudantes e representantes de reconhecidas instituições de ensino internacionais e escolas de idiomas de diversas partes do mundo, bem como com as melhores agências de intercâmbio do Brasil. Treze países estarão presentes.
Onde: Hotel Mercure BH Lourdes (avenida do Contorno, 7.315, Lourdes)
Quando: domingo, das 14h às 18h30

 

Banda Coração Palpita no Savassi é da Gente

O projeto BH é da Gente – Savassi está recheado de atrações neste domingo. Haverá Passeio Ciclístico Pratique Doar Sangue, Rua de Lazer e show da banda Coração Palpita.
Onde: Trechos das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas
Quando: domingo, das 8h às 13h