Fotógrafos mineiros faturam 2º e 3º lugar em um dos mais importantes prêmios da categoria no país

Clarissa Carvalhaes - Hoje em Dia
31/03/2015 às 18:23.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:27

Os belo-horizontinos André Hauck e João Castilho faturaram a segunda e a terceira colocação, respectivamente, no prêmio Fundação Conrado Wessel de Arte, um dos mais importantes da categoria no Brasil. Hauck venceu com o trabalho “Sombras” e João faturou com a série “Zoo”. Ambos dividirão o valor de R$ 85,6 mil.

Nas fotos de João, animais silvestres e selvagens foram trazidos para ambientes domésticos. "É uma série bastante diferente do meu trabalho. Aliás faço poucos ensaios, mas nesse consegui trazer uma característica própria, que é o caráter conceitual", afirma o autor de "Zoo". A série, aliás, foi produzida por meio da BOlsa de Fotografia ZUM/IMS.

Já em "Sombras", Hauck apresenta lugares bem conhecidos dos belo-horizontinos. A série realizada em 2014 no entorno do bairro da Lagoinha, reigão Nordeste da capital, onde durante muitos anos abrigou a cultura boêmia da cidade. Após a implantação de um túnel e de viadutos que ligavam o centro à zona norte, juntamente com o metro, o cenário do bairro entrou em extrema decadência se tornando um dos maiores ponto de consumo de crack da capital. "A tentativa, desde o início, era fazer um projeto que abordasse a questão social do lugar, mas através dos vestígios e em tom bem diferente do jornalismo social", explica.

Esta edição bateu recorde de inscritos. Foram 800 fotógrafos (com trabalhos reunidos em ensaios publicados e inéditos) originários do Distrito Federal, além de 22 estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

O primeiro lugar ficou com o paulistano Gabriel Monteiro Pinoti Affonso, autor do ensaio “A Tropa de Elite”, que receberá uma premiação de R$ 114,3 mil. A cerimônia de premiação ocorrerá em 15 de junho, na Sala São Paulo, juntamente com a entrega do Prêmio FCW de Ciência, Cultura e Medicina. Os 15 primeiros colocados integrarão uma exposição realizada no mesmo dia e uma edição especial de um livro comemorativo do Prêmio FCW de Arte.

Confira a seguir fotografias da série "Zoo", de João Castilho (primeira galeria). As fotos de "Sombras", de André Hauck, estão logo abaixo:

       

 

 

   

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por