Gastronomia, música, dança e muitas oficinas no festival do Japão em Minas

Pedro Artur - Hoje em Dia
27/02/2015 às 07:42.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:10
 (Consulado do Japão/Divulgação/Arquivo)

(Consulado do Japão/Divulgação/Arquivo)

Prepare-se para conhecer um pouco mais da cultura japonesa. Desta sexta-feira (27) a domingo, o Expominas recebe o 4º Festival do Japão em Minas. Nos três dias, os visitantes poderão conferir, de perto, apresentações de danças e músicas típicas, artes marciais, gastronomia e oficinas relacionadas à cultura tradicional do país: ikebana (arranjo floral), oshie (trabalho artesanal com tecido), kirigami (arte de cortar papel) e mangá (desenhos para quadrinhos).

Haverá ainda um espaço zen para meditação e concurso de Miss Nikkei e de Cosplay (fantasias ligadas ao universo dos quadrinhos e animações). Outra atração é a apresentação de grupos de dança tradicionais do Japão com tambores, o Taikô.

Organizadora do evento, Flávia Botelho considera importante essa troca entre os povos, sob todos os aspectos (cultural, social, econômico), tão simbólico em um mundo globalizado. “A vontade do festival é de agregar culturas”, ressalta, acrescentando que, neste ano, o evento terá como novidades oficina de ikebana, meditação e cursos de culinária.

A expectativa é a de que 18 mil pessoas compareçam ao evento, realizado pelo Escritório do Cônsul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte.

Economia

Segundo Flávia, o evento serve ainda para afinar a relação de Minas com o Japão na área empresarial – como a exportação de aço e minério, além de produtos agrícolas.

“Exportamos para lá uma série de produtos, como as frutas da Serra da Mantiqueira e o arroz do Triângulo Mineiro”, ressalta, acrescentando que a importância da presença da cultura japonesa em Belo Horizonte é facilmente constatada com o Memorial da Imigração, no Parque Ecológico da Pampulha, e o Jardim Japonês, na Fundação Zoobotânica.

Laços

A produtora lembra que em 2015 serão comemorados os 120 anos do Tratado da Amizade entre Brasil e Japão. Para sacramentar a união entre os dois países, será projetado um bosque com cerejeiras e ipês no Parque Ecológico da Pampulha.

Um importante intercâmbio que acontece entre as duas nações é sobre informações na área de segurança.

“Os brasileiros estão aprendendo, por exemplo, o sistema Koban de policiamento, que é um formato de polícia japonês mais familiar, mais próximo da comunidade”, ressalta Flávia, sobre a tecnologia que está sendo exportada para vários países.

Festival do Japão em Minas 2015 nos pavilhões I e II do Expominas (avenida Amazonas, 6.030).

Desta sexta-feira (27), das 14 às 22h, sábado, das 10 às 22h, domingo, das 10 às 19h. Ingressos: R$ 12 e R$ 6 (meia-entrada).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por