Além de cozinhar, Donisete Damasceno repassa seu conhecimento pelas Minas Gerais

Eduardo Avelar - Hoje em Dia
04/10/2015 às 09:53.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:56
 (ACIA Araxá)

(ACIA Araxá)

O chef e instrutor de cozinha Donisete Damasceno, de 55 anos, nascido em Ressaquinha, no Município de Barbacena, e é o convidado da semana nesta série de homenagens do Territórios Gastronômicos a todos os professores, especialmente, aos que ensinam os segredos das cozinhas.

Desde criança acompanhando a mãe na cozinha, Donisete foi ganhando gosto pelas panelas. Aos 16 começou a trabalhar em padaria, e há 28 anos está nas cozinhas, onde iniciou a carreira como ajudante, lavando panelas e passou por todas as áreas de serviço.

Em 1998, formou-se no Senac Grogotó como cozinheiro e não parou mais. Trabalhou em diversos restaurantes de BH e depois partiu para Uberaba. Voltou à capital para lecionar no Senac, seguindo para Araxá onde ficou lecionando por 15 anos. Formou-se ainda em economia, na faculdade de Araxá. Por suas mãos passaram mais de 1000 alunos de gastronomia.

E o chef revela, com orgulho, ter ensinado a eles muito mais do que técnicas e receitas, pois acredita na representatividade cultural, social, e histórica da gastronomia na vida das pessoas. Para esta edição, Donisete preparou um prato exaltando a identidade gastronômica de Araxá, a cidade onde vive até hoje.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por