Apesar da pouca idade, Henrique Gilberto, do buffet Rullus, já é referência

Eduardo Avelar - Hoje em Dia
08/11/2015 às 09:43.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:23
 (Wesley Rodrigues/Hoje em Dia)

(Wesley Rodrigues/Hoje em Dia)

O jovem chef Henrique Gilberto, de 28 anos, mesmo com apenas 10 deles como profissional, carrega uma bagagem que poucos veteranos adquiriram nas cozinhas. Ainda aos 15, inspirado pelo pai, um grande cozinheiro, de acordo com o orgulhoso filho, iniciou suas incursões no mundo das panelas. Estagiou com dona Nelsa Trombino no mais tradicional restaurante de cozinha mineira de BH, o Xapuri. E não parou mais.

os 17 anos, seguiu para Barbacena, onde estudou gastronomia no Senac Grogotó. Aos 18, Henrique foi para o Restaurante Carême, da renomada Chef Flávia Quaresma, no Rio de Janeiro. Teve a carreira alavancada ao vencer o concurso ‘Super Chef’, do programa da Ana Maria Braga, na TV Globo, com a experiência adquirida ao trabalhar com alguns dos principais chefs do Brasil, como Máximo Botura, Alex Atala e Alberto Landgraf.

Após uma experiência pioneira no Belo Comidaria, em BH, hoje Henrique Gilberto trabalha como chef executivo no Buffet Rullus, e está de olho no futuro da nossa alimentação.

Com a consciência de um profissional que se preocupa e acredita na gastronomia como um segmento de transformação, o chef está desenvolvendo projetos importantes com alimentos orgânicos, observando aspectos de saúde e também desenvolvimento social.

Ele ainda encontra tempo para pesquisar raízes com potenciais para nutrição e alimentação, além de outros produtos não convencionais.

A receita do chef mostra o lado bem mineiro dele, com um delicioso leitão acompanhado de abóbora caramelizada.

Pecado, mas nem tanto

Ao escolher essa receita que está presente nos cardápios temáticos do Rullus, o chef se defende com bom-humor e explica que, a despeito da vocação e busca incessante por uma alimentação saudável e orgânica, não renega as próprias raízes e prepara um suculento leitão assado com abóbora caramelizada.

Segundo Henrique, essas receitas que contam a nossa história e que têm também um enorme significado na formação de nossa cultura mineira não podem ser desprezadas em nome de alguma tendência. Ainda segundo o chef, “quando braseado, grande parte da gordura do leitão é drenada (infelizmente), o que faz a carne ficar mais leve”.

Não é um pecado como esse que ao ser praticado com respeito e moderação não possa ser perdoado, quantas vezes for necessário repetir.

Receita


Leitão braseado com purê de abóboras caramelizadas

Ingredientes
Barriga de leitão, legumes picados (cebola, cenoura, salsão, alho), vinho do Porto e demi-glace de pé de porco (preparado com carnes legumes e pés de porco), folha de couve, broinha de fubá, manteiga, alho, alecrim

Modo de Preparo
- Temperar com sal e pimenta a barriga de leitão, colocar em uma assadeira e cobrir com legumes em mirepoix e demi-glace de pé de porco com o vinho do Porto. Assar em forno a 90 graus por 8 horas
- Fazer um purê de abóbora cozida e caramelizada na manteiga com mel, alho e alecrim
- Dourar o alho picado na manteiga e saltear com farelo de broinha de fubá fazendo uma farofinha torrada
- Levar uma folha de couve ao forno a 75 graus por 15 minutos até ficar crocante
- Reduzir e coar o suco de cozimento do leitão e servir sobre a carne

Harmonizando

La Compania

Carmenere Chileno Safra 2012
A colheita para um carmenére acontece na última semana de abril, depois de terminada a fermentação, e o vinho é armazenado em barris novos de origem francesa onde passa por um estágio de 12 meses

 

 

 

 

Wäls Petroleum

Russian Imperial Stout
Elaborada com aveia e os mais seletos maltes, seus aromas complexos de chocolate belga, café e caramelo são fruto da maturação em cacau belga, com sabor amargo evidenciado em equilíbrio com a potência dos maltes

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por