Chef Jaime Solares foi encontrar a felicidade na gastronomia nos fundos de um posto de gasolina

Frank Martins - Hoje em Dia
26/07/2015 às 09:00.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:05
 (Flávio Tavares / Hoje em Dia)

(Flávio Tavares / Hoje em Dia)

Você já deve ter ouvido falar em comfort food. Essa nova tendência em alimentação moderna e saudável é aquilo que, para o chef Jaime Solares, sempre esteve em voga: comida lá de casa, da mãe, da avó e da tia, aquela que remete à infância e às coisas mais simples e deliciosas da vida…

Com esse conceito, Jaime, que antes de se dedicar exclusivamente à gastronomia trabalhou no escritório de advocacia e chegou a ser dono de uma imobiliária, toca com todo carinho e afeto a Borracharia Gastropub.

Localizado nos fundos de um posto de gasolina no alto da avenida Afonso Pena, o bar, que completou 4 anos no último dia 13, tornou-se uma extensão da casa do próprio Solares.

Sentado à mesa, no fundo do Gastropub, e almoçando com a sua mãe – que foi quem lhe deu seu primeiro livro de culinária, aos 5 anos –, o chef parecia mais um cliente se deliciando com uma comida simples, gostosa e saborosa.

“Após passar 5 anos na França e retornar a Belo Horizonte, acabei redescobrindo uma nova cidade. Logo que cheguei, consegui uma vaga de sub chef no O Dádiva, com o Felipe Rameh. Mas queria um lugar onde pudesse aperfeiçoar a culinária belo-horizontina que aprendi no Mercado Central. Um lugar que tivesse um cuidado a mais com a comida e com o cliente também. Assim nasceu o Gastropub. Hoje, tenho cliente que se sente tanto à vontade que pede um mixidão para comer em casa, mas que quer levar a panela em que sirvo aqui no restaurante. E claro que eu deixo”, conta orgulhoso o chef.

Na Europa, ele afirma ter aprendido um dito que segue até hoje: “Os franceses dizem que frango tem que cozinhar bem se não ele morreu à toa. Por isso, procuro valorizar cada prato para que o cliente saiba que está comendo algo único e feito realmente para ele”, diz Jaime, que, em seguida, dá uma garfada no arroz com feijão que estava no seu prato.


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por