Ela só precisava de espaço

Cristina Barroca - Hoje em Dia
19/07/2015 às 13:20.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:59
 (Luiz Costa)

(Luiz Costa)

Ofuscada por uma família repleta de talentos gastronômicos, Juliana Carvalhaes tinha uma postura retraída na cozinha pela falta de espaço para mostrar seus dotes culinários. Até que, há cerca de dez anos, ela começou a buscar seu próprio cantinho e conquistar sua independência. Foi quando ela ganhou destaque e se tornou uma gourmet entre amigos e familiares. Daquelas que dificilmente vai receber um “não” de um convidado para jantar. Ninguém quer ficar de fora quando o assunto é provar as delícias da Ju.

Inspirada pela tia Dola, um ícone familiar com receitas de dar inveja em qualquer profissional renomado que busca a essência na memória gustativa, Juliana tenta seguir os passos da irmã de sua mãe. “Ela cozinha muito bem”, ressalta a gourmet. E com ousadia, ela destrincha as receitas da querida tia, cria em cima delas, modifica e inventa. Hoje ela ainda aprende e ensina. E tia Dola continua a ser a inspiração.

Aos 37 anos, Juliana Carvalhaes divide o tempo entre a profissão de advogada, a casa, o marido e os dois filhos, um menino de 1 ano e outro de 4; e ainda sobra tempo para cozinhar. “Quando os meninos dormem, ou durante o final de semana eu tento ir para a cozinha. É prazeroso pra mim. A culinária faz parte das minhas atividades de lazer”, conta.

Apesar de gostar da ideia de ter um negócio voltado para a gastronomia, ela nunca pensou no assunto. A gourmet diz procurar na cozinha um escape e não enxerga na prática nenhum desgaste, como normalmente acontece com o trabalho. A satisfação em buscar alento em frente ao fogão envolve também a vontade de agradar pessoas de seu convívio com uma boa comida. “Gosto de ter meus amigos por perto e de cozinhar para eles. A gastronomia une as pessoas”, conclui.

Receita de pudim traz a simplicidade sofisticada

Uma receita simples, mas com um diferencial extremamente relevante para confecção de qualquer prato: cuidado. É preciso cuidar da escolha dos ingredientes, composição, textura e harmonia para conseguir um bom resultado na cozinha. Um dos segredos do pudim de leite condensado da Juliana Carvalhaes é justamente o controle do tempo que dá a consistência ideal sem que seja necessário acrescentar gelatina ou amido de milho. “É uma receita muito tranquila e qualquer um pode fazer e ficar bom. Mas exige uma dedicação maior”, explica.

A advogada e gourmet, mineira de Pouso Alegre, mora em Belo Horizonte desde 2001 e deu seus primeiros passos na cozinha quando saiu da casa dos pais para morar sozinha na capital mineira. “Não acho fácil cozinhar. Acho que é preciso ter vontade e gostar. Só assim conseguimos brincar com ingredientes e inovar no resultado”, afirma.

Apesar da preferência em preparar comida de sal, sua receita predileta, e de sucesso, é mesmo um doce, especificamente o pudim de leite condensado. E a autoria só poderia ser de uma pessoa; da tia Dola. A receita é clássica e agrada a todos. Os ingredientes são os mesmos: leite, ovos e leite condensado para a massa. Mas o preparo é que exige atenção.

E para quem gosta de ousar, a gourmet Juliana Carvalhaes preparou ainda uma calda de café com o objetivo de dar um certo amargor ao docinho tradicional. Agora é só preparar o banho-maria e seguir a receita passo a passo para conseguir uma textura cremosa e firme, sabores harmoniosos e uma cor douradinha no seu pudim.

Pudim Leite de Condensado

Ingredientes

- 4 ovos

- 2 latas de leite condensado

- 1 lata e meia de leite

Preparo

Coloque os ingredientes no liquidificador e bata bem.

CALDA

Ingredientes

- 1 xícara e meia de açúcar

- 1 copo e meio de água

Preparo

Coloque o açúcar em uma panela. Deixe derreter até ficar próximo ao marrom; nesse ponto coloque um copo e meio de água, mexendo sempre enquanto está fervendo até dar ponto de fio.

CALDA DE CAFÉ

Ingredientes

- 1 xícara e meia de açúcar

– 1 xícara de café pronto sem açúcar

– 1 copo de água

Preparo

Derreta o açúcar deixando dourar. Coloque a xícara de café e a água mexendo sempre até dar ponto de

fio. Unte a forma com a calda escolhida e acrescente os ingredientes batidos no liquidificador em cima da calda. Coloque água quente em uma forma para o banho-maria. Disponha a forma do pudim dentro desta água. Leve ao forno na temperatura de 180 graus por 50 a 60 minutos.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por