Com três assadeiras em formato inglês que herdou do avô, uma batedeira velha que herdou da avó e uma receita de bolinho para o café da tarde, surgiu a primeira fornada do que Juliana Machado se quer imaginava que poderia se tornar um negócio. Em um ano ela passou de seis produtos por semana para cerca de 25 encomendas por dia e criou a empresa “Cenôra Bolos”.

Formada em Direito, estudou por quatro anos para concursos públicos enquanto advogava. Insatisfeita com o caminho que trilhava, decidiu investir em uma simples receita de bolo de cenouras, que era sucesso entre familiares e amigos. Começou a fazer bolos às sextas-feiras e oferecer a vizinhos, familiares, amigos e colegas de trabalho. Em duas semanas começaram a surgir as encomendas e, de repente, ela precisou dedicar diariamente ao preparo da iguaria.

“Então começaram os desafios. ‘Seu bolo é ótimo, mas não tem cara de festa’, disse um cliente uma vez. Foi aí que surgiu a versão festa do tradicional bolo de cenoura com chocolate”, conta Juliana que lembra ainda das madrugadas em claro que passou criando novos formatos e versões para uma mesma receita. Determinado o foco do seu negócio, Juliana Machado decidiu se formalizar como empreendedora individual. “As demandas começaram a surgir em grande escala e eu precisava emitir nota fiscal”, explica.

“Tive um professor que falava que a gente precisa é produzir, possíveis correções a gente faz durante o processo. Isso resume o que aconteceu comigo”, sustenta Juliana que tem como plano trabalhar novas combinações de coberturas com o bolo de cenouras e, talvez, fazer um lançamento temático por mês.
Inspiração nas festas juninas

Com um ano no mercado de confeitaria em Belo Horizonte, Juliana Machado, do “Cenôra Bolos”, começou a fundir novos ingredientes com coberturas elaboradas à sua proposta inicial. A primeira, com tema de festa junina, é lançada com exclusividade pelo Hoje em Dia. “Essa mistura surgiu a partir de um curso que fiz em São Paulo. Desenvolvi uma adaptação com algumas técnicas e combinações de sabores que aprendi com a Carole Crema”, contou a gourmet.

A cobertura de chocolate do bolinho de cenoura da Juliana Machado, no mês de junho ganhou uma deliciosa cobertura feita com doce de leite argentino e paçoca. Com a preocupação em manter a qualidade de seus produtos, a confeiteira pesquisou os ingredientes de duas formas: texturas e combinações de sabores.

A calda de laranja foi o toque final à iguaria carregada de memórias da infância em versão junina. O bolo fofinho, além da textura confortável do creme de paçoca, apresentou também aquela sensação molhada da calda e trouxe um sabor ácido para o prato, levando a uma quebra da doçura.

“A princípio, pensei nessa receita para ser combinada com café, mas acabou não ficando muito legal. Estudo bastante os produtos que utilizo e sempre que tenho um tempo faço cursos com os confeiteiros que considero os mais importantes do país. Todos os meus bolos são lançadas depois de vários testes. Estou feliz com minha primeira versão temática”, conclui Juliana, satisfeita com o resultado.

Bolo de Cenoura

 

Chef Juliana Machado criou a ‘Cenôra Bolos’ a partir de heranças familiares

Ingredientes
- 3 cenouras médias descascadas e picadas;
- 3 ovos;
- 1 xícara de óleo de soja;
- 3 xícaras de farinha de trigo;
- 2 xícaras de açúcar;
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó.

 

Preparo
Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo e a cenoura. Transfira a mistura para uma tigela maior, acrescente a farinha de trigo e o fermento e bata na batedeira. Unte as forminhas, preencha-as com a massa até 3/4 e leve ao forno preaquecido a 180 graus por 15 minutos.

Creme de paçoca

Ingredientes
- 4 paçocas de rolha;
- 2 colheres (sopa) de doce de leite argentino;
- 1/2 xícara de leite.

Preparo
Leve todos os ingredientes ao fogo até dar um ponto de creme.

Calda de Laranja

Ingredientes
- Suco de 3 laranjas;
- Suco de 1 limão;
- 1/2 xícara de açúcar;
- 1/4 xícara de água;
- Cachaça a gosto
- Raspas de laranja.

Preparo
Leve o açúcar ao fogo juntamente com a água até caramelizar. Adicione o caldo de laranja e o de limão e deixe em fogo baixo até engrossar. Acrescente a cachaça e as raspas de laranja e deixe esfriar.

Montagem
Derrame a calda de laranja no centro da louça e coloque o bolinho ao centro. Cubra a superfície com o creme de paçoca e finalize com paçoca triturada.