Aconteceu na última quarta-feira (15) a quarta edição do jantar Harmonizando, no Restaurante Trindade. Quatro chefs da casa e a chef Jamile Botrel, do Bistro da Jajá, da cidade de Lavras, apresentaram os seus pratos para as harmonizações com vinhos da Casa do Porto e com as cervejas da Backer.

Os chefs que apresentaram suas criações foram: Danilo Bernardo, Helena Oliveira, Marcelo Fidelis e Uamiri Menezes, do Alma Chef, e Jamile Botrel, do Bistrô da Jajá.

Jurados e convidados: Adriano Bernardes (Ferrous), Vinicius Alzamoura (Tom Comunicação), Carolina Luvizotto (Multiform), João Roberto (Cervejaria Backer), Viviane Furst (Primeiro Plano), Ricardo Galuppo (Diretor de Jornalismo do Hoje em Dia), Simone Demolinari (rádios 102,9 e 98 FM), e Cristina Barroca, Shirley Soares e Eduardo Avelar, todos do Hoje em Dia.

CHAPA QUENTE

Café com Arte

Embaixador da Nespresso no Brasil, o chef mineiro Felipe Rameh fez um jantar especial para o lançamento do café Monsoon Malabar, edição limitada puramente indiano. Os pratos criados por ele foram inspirados na história desse café.

No século XVIII, no Sul da Índia, os melhores grãos de Arábica eram carregados em navios de madeira com destino à Europa. A umidade e os ventos marítimos tropicais faziam com que os grãos inchassem e mudassem de perfil.

“Camarão Monsoon” – com ingredientes únicos da costa Malabar, trazem frescor e notas minerais. Inspirado na brisa marítima, incluiu ostras empanadas, gengibre, capim santo e pasta de curry.

“Carré ao Malabar” – Carré de cordeiro com notas amendoadas, além de um molho intenso e aroma do café tostado. Rica combinação de especiarias com toques amadeirados e herbáceos.

“Kulfi mango com Monsoon Malabar” – Releitura da clássica sobremesa indiana. O objetivo era combinar o frescor da fruta com o amadeirado do café, criando um terceiro sabor harmonioso. A manga foi servida com garam masala, uma mistura de especiarias.

Café com arte

Felipe Rameh prepara o Camarão Monsoon. Foto: Christian Rodrigues/ Divulgação

Zero Glúten

Em evento para convidados e jornalistas, realizado no restaurante Alma Chef, o Pastifício Santa Amália lançou a primeira linha de massas zero glúten em larga escala no Brasil.

A Zero Glúten é uma nova opção oferecida pela Santa Amália para atender aos celíacos, aos amantes de novidades e às pessoas que buscam alternativas em sua alimentação diária. É uma massa feita à base de arroz, sem colesterol e fonte de vitamina A.

Inicialmente, será encontrada no Sudeste (MG, RJ, ES e SP) e depois ampliado para os outros estados. A linha será oferecida em dois formatos de pacotes de penne e fusilli de 500 gramas. Durante o lançamento, o chef Felipe Rameh preparou deliciosos pratos com as novas massas, mostrando que é possível unir sabor com alimentação saudável.