Na mesa portuguesa, não pode faltar bacalhau; veja receita da Taberna Baltazar

Giulia Mendes - Hoje em Dia
05/04/2015 às 09:14.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:30
 (Luiz Costa)

(Luiz Costa)

Na Idade Média, os cristãos seguiam vários dias de jejum, excluindo as carnes da dieta. O bacalhau, então, virou opção para as refeições. A rigorosa abstinência foi acabando aos poucos, porém a tradição do prato se mantém forte nos países de língua portuguesa, especialmente na Páscoa.   Tereza Baltazar, proprietária do restaurante Taberna Baltazar, no bairro Serra, região Centro-Sul de Belo Horizonte, prepara diferentes pratos com bacalhau o ano inteiro, mas nem por isso deixa o costume de lado nesta época do ano. Ainda mais na Sexta-Feira Santa, quando a tradição cristã mais antiga recomenda não comer carne vermelha. Nessas horas, o bacalhau reina soberano.
  Ela indica o carro-chefe da casa para servir neste domingo, o bacalhau à lagareiro. “É uma receita elaborada por um amigo que gostava muito de cozinhar. Vai ao forno, leva batatas, azeitonas, cebolas e bastante azeite. Em Portugal é uma tradição bem forte, como aqui no Brasil. Posso dizer que 99% das mesas portuguesas têm bacalhau na Páscoa”, afirmou Tereza.
  Há mais de 50 anos no Brasil, Tereza, que é natural da região de Fontelo, próximo a cidade de Porto, se orgulha por ter trazido para a capital mineira o que Portugal tem de melhor à mesa. “Vim para o Brasil por questões financeiras da família, éramos muitos irmãos e um parente quis me trazer para trabalhar e estudar. A ideia era ficar quatro ou cinco anos, mas já são 54”, disse.
 
  Taberna Baltazar
Rua Oriente, 571, Serra.
(31) 3221-7361 Bacalhau à Lagareiro   Ingredientes:

- 600 g de bacalhau
- 4 batatas
- 300 g de cebola
- 300 ml azeite
- 100 g de azeitonas portuguesas
 
  Dessalgar o bacalhau por cerca de 24 horas antes de preparar. Pré cozinhar as batatas e as cebolas. Colocar o bacalhau em uma forma que possa ir ao forno, juntar as batatas e as cebolas em torno do bacalhau, acrescentar o azeite e colocar para assar por meia hora, de 180 a 200 graus. Servir com as azeitonas portuguesas e arroz branco.

Serve duas a três pessoas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por