SÃO PAULO - Quem gosta de um 'cafezim' - dessa forma mesmo, bem ao melhor estilo mineirês, sabe muito bem como é a sensação de preparar a bebida e poder sentir aquele aroma que aquece a alma e faz o coração pulsar com mais intensidade e amor. Inspirados nas culturas de Ruanda e do México, dois países que também amam o café como o Brasil, a Nespresso apresentou os blends Umutima wa Lake Kivu e Tamin de Chiapas, nesta quinta-feira (21), em evento para jornalistas e convidados na Nespresso Expertise Center, na região dos Jardins, em São Paulo.

As novas cápsulas da linha Pura Origem compartilham a paixão e devoção de diferentes comunidades pelo café na sua mais alta qualidade. Para quem não sabe - nem eu mesmo sabia isto antes de vir cobrir o evento, Umutima e Tanim são expressões locais que podem ser traduzidas como “coração” - forte indicativo da relação afetiva dos habitantes mexicanos e ruandeses com a cafeicultura.​

"Esse é o primeiro lançamento da Nespresso no ano. As novas cápsulas são Pure Origin, o que significa que o café é obtido num único país, sem blends. Além disso, ambos são compostos por grãos 100% Arábica. A Nespresso tem a preocupação de realmente trabalhar com o conceito de paisagem encapsulada. Não vendemos apenas um café na cápsula. Queremos que o cliente quando for preparar sua bebida consiga sentir as nuanças de cada terroir. No caso do Tanim e Umutima, dois terroirs completamente diferentes, que consigam ter a experiência, respectivamente, de degustar um café cultivado em solo vulcânico e outro às margens do lago Kivu", conta o relação pública da Nespresso Diogo Gusmão.

O cuidado com essas edições limitadas começa com a escolha dos países e das regiões onde os grãos de café são cultivados. De todo café produzido e comercializado no mundo, apenas 10% se enquadra na categoria de gourmet. Desses, apenas de 1% a 2% estão dentro do padrão de qualidade, perfil de aroma e sustentabilidade exigidos pela Nespresso. "As últimas notas desse cuidado que a Nespresso tem com a linha limitada está nas ilustrações que compõem as caixas e as cápsulas desses blends", explica Gusmão.

Esse novo duo foi elaborado também para ser harmonizado ou acompanhado com comidinhas no dia-a-dia ou em situações especiais, além de ficar muito bem com um toque de leite, Cappuccino ou Latte Macchiato.​

Sendo suave e marcante, o Umutima tem um sabor frutado e prolongado, que chega a ficar refrescante no fim. Durante a apresentação ele foi servido com uma trufa de chocolate branco com capim santo. Já o Tanim apresenta notas de nozes e deixa uma sensação de aveludamento na boca. Esse café foi harmonizado com chips de banana salteado com açúcar e canela, mergulhado em doce de leite, ao melhor estilo Nacho mexicano.

As novas cápsulas Umutima wa Lake Kivu, de Ruanda e Tamim de Chiapas, do México, estarão disponíveis a partir do dia 26 de janeiro por tempo limitado em todas as boutiques, na loja online e em todos os canais de vendas da Nespresso (Boutiques, no telefone 0800 7777 737, no site www.nespresso.com e aplicativo mobile).​ A caixa com 10 cápsulas custa R$ 25.

A boa notícia para os apreciadores da linha Pura Origem é que a Nespresso vai vender um kit da Edição Limitada juntamente com os blends Rosabaya de Colombia, Indriya from India e Dulsão do Brasil, pelo valor de R$ 113,00. ​

Perfis Sensoriais​

Umutima wa Lake Kivu​
Refrescante união de notas de frutas suculentas e reforçadas por um delicado retrogosto.
Sugestão de degustação: Espresso ou Lungo​
Intensidade: 6​

Tanim de Chiapas​
Doce harmonia de textura sedosa e aromas de pão torrado e noz.​
Sugestão de degustação: Ristretto ou Espresso​
Intensidade: 7​