Apesar da Itália ter crédito mundial pela autoria da pizza, a história dessa delícia aponta que os primeiros indícios de uma massa feita de água e farinha tenha surgido no Egito. Mas há quem diga também que, na verdade, a ideia tenha surgido na Grécia, que ainda utilizava grão-de-bico na composição, o que, na visão de um apreciador da iguaria, essa mistura poderia ser chamada de qualquer coisa, menos de pizza. A receita teria entrado em território italiano pela Etrúria (atual região da Toscana). A bem da verdade, é que não é preciso saber desse enredo para ser amante da pizza, basta ter fome. 
 
Mas pela criação da massa de pão poderia essas civilizações receberem o crédito da autoria pizza? O que seria da massa sem o recheio? São muitos os questionamentos. O incremento dado pelos italianos foi essencial para a pizza romper barreiras e ganhar o mundo a ponto de ter uma data comemorativa e tudo mais.
 
No dia 10 de julho, Dia da Pizza, nós selecionamos algumas deliciosas e ousadas receitas, além de curiosidades. A começar pela polêmica massa... 
 
Receita de massa de pizza saborosa
 
Ingredientes
 
- 1 quilo de farinha de trigo 
- 30 granas de fermento biológico granulado
- 1 ovo
- 20 gramas de sal refinado
- 20 gramas de açúcar refinado
- 50 gramas de margarina vegetal
- 50 ml de azeite extra virgem
- 200 ml de leite
- 300 ml água filtrada
 
Modo de preparo
 
Misture a farinha com o fermento, ovo, margarina, açúcar, azeite e o leite. Amasse com as mãos até ficar homogênea, adicione a água aos poucos até o ponto que a a massa tenha liga mas a farinha não grude na mão.Adicione o sal e amasse de forma homogênea e forme bolinhos de cerca de 250 gramas. Espere 1 hora e abra a massa em discos de aproximadamente 30 cm de diâmetro. Coloque em uma forma redonda, calce uma luva e leve ao forno pré-aquecido em 220º por cerca de 2 minutos. Tire o disco de pizza, passe molho, coloque mussarela e o recheio que mais te agrade, acrescente orégano e volte ao forno por mais 2 minutos. Aproveite o perfume e o sabor de uma deliciosa pizza. * Receita Cedida por buffet Pizza diMaio. 
 
Pizza Margherita
 
Com origem (aí sim, confirmada) em Nápoles e com ingredientes escolhidos para fazer referência às cores da bandeira da Itália e, aidna assim, de uma harmonia perfeita, a pizza Margherita é uma das mais pedidas na maioria dos países. Ela foi batizada com esse nome em homenagem à Rainha Margherita de Savoy, que em viagem a Nápoles, em 1889, foi apresentada a essa pizza que era feita apenas com tomate, manjericão e "mozarela". Se você quer testar se uma pizzaria é boa, peça o sabor margherita. 
 
Pizza maracujá

Saindo do terreno das tradições, histórias e lendas e embarcando na ousadia mineira em fazer uma gastronomia diferenciada e inovadora. O buffer Pizza di Maio criou a inusitada pizza de maracujá, que a receita você pode tentar em casa e contar aqui pra gente o que achou. Ou se preferir, pode usar a data para sair da dieta e encarar um rodízio.
 
No Dia da Pizza, confira algumas curiosidades e receitas da iguariaIngredientes
 
- 1 disco de pizza de 30 cm
- 1 Colher de sopa de molho
- 200 gramas de muçarela ralada
- 100 gramas de calda ou geleia de maracujá (importante ter sementes)  
- 30 gramas de alho desidratado em flocos
- 50 gramas de cebola fatiada
- Orégano a gosto 
 
Modo de preparo
 
Coloque o disco de pizza, se possível em uma forma furada para assar por igual. Espalhe o molho, como se estivesse pintando a massa, pode usar um pincel ou uma colher. Adicione a mussarela e espalhe por igual. Espalhe a calda e coloque a cebola por cima. Calce uma luva e leve ao forno pré-aquecido em 220º por cerca de 2 minutos. Coloque o orégano após retirar a pizza e sinta a diferença de aroma. Experimente a pizza com um fio de azeite extra virgem e bom apetite.

* Receitas cedidas pelo buffet Pizza diMaio