'Petiscos gourmet' de chef conquistam clientes em Juiz de Fora

Cristina Barroca - Hoje em Dia
02/08/2015 às 09:47.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:11
 (Hoje em Dia)

(Hoje em Dia)

A queda de público em restaurantes e, ao mesmo tempo, o aumento da frequência em bares na cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata, fizeram com que o chef Pablo Oazen, 35 anos, se encontrasse em um nicho de mercado voltado para um produto diferenciado, mas, aparentemente, simples: os petiscos gourmets.

A ideia principal é oferecer uma espécie de menu degustação em que todo mundo prove um pouco de várias opções, ou seja, ele optou por investir em várias experiências gastronômicas em uma noite, ou dia no “Garagem Gastrobar”.

Turismólogo, formado em Santos Dumont, Pablo procurou se especializar em gestão de hotelaria em terras lusas. Foi para Portugal e se inscreveu em um curso de pós-graduação realizado em parceria com o Sheraton Lisboa Hotel & Spa. Uma oportunidade em estagiar na cozinha do restaurante deste hotel levou o profissional a ter o primeiro contato com a culinária.

Mesmo acostumado a ver a mãe e as tias criando maravilhas na cozinha, o interesse pela atividade era bastante restrito. Na verdade, quase inexistente, confessa.

“Cada dia eu ficava mais tempo dentro do hotel, estava quase morando lá. Como era permitido que funcionários fizessem até três refeições lá, era mais um motivo de passar mais tempo no Sheraton e economizar”, relembra o chef. “Fui gostando cada vez mais de trabalhar na cozinha e decidi trocar a área de gestões pelos fogões”, completa.

Em busca de mais conhecimento na área, explorou ainda França e Espanha, estagiando em bons restaurantes. De volta ao Brasil, em 2007, trabalhou como souschef no restaurante de Erick Jacquin, jurado do reality MasterChef Brasil.

Em seu regresso a Juiz de Fora, Oazen chegou a montar um restaurante e a dar aulas em uma faculdade de Gastronomia da cidade, até decidir explorar o Gastrobar.

Hoje seu estabelecimento é um dos locais de maior sucesso entre os juizforanos.

Criações inusitadas trazem "fígado de frango com funghi" e "quiabo com flor de sal"

Pastel de vento com recheio de camarão, abóbora e catupiry; bochechas de porco glaceadas; guioza de siri; quiabinho tostado com flor de sal e fígado de frango com funghi são algumas das delícias que podem ser encontradas no Garagem Gastrobar.

E as sobremesas? Pêra assada com farofinha de especiarias e calda de laranja, broa de milho com queijo minas e creme de café ou cookies de chocolate branco com cream cheese e goiabada. São de fato opções intrigantes.

A tática do chef Pablo Oazen é usar toda sua técnica e conhecimento para dar valor a ingredientes que normalmente são até mesmo descartados em cozinhas. “Conseguimos bons pratos com produtos baratos”, conta.

De acordo com Oazen, gastronomia vai muito além de ingredientes pompudos e técnicas difíceis de se pronunciar. “Gastronomia não é só comer fois gras, filé mignon e coisas do tipo. É muito mais que isso”, explica.

 

Oazen conta alguns segredos do menu do seu Gastrobar ao Hoje em Dia

 

Cozinha molecular

O chef trabalha, inclusive, com cozinha molecular no Gastrobar. Utiliza muito sifão e nitrogênio. Usa na maior parte das vezes produtos orgânicos e frescos. “Trabalho com muita verdura. Tenho ótimos fornecedores locais e busco o produto sem agrotóxico. Utilizo muito também a associação de pequenas produtores que me fornecem produtos de muita qualidade”, avalia.

Com uma pegada central de popularizar a gastronomia, Oazen realiza constantes promoções em seu estabelecimento em Juiz de Fora. Uma das mais atraentes e apetitosa é o menu completo (entrada, prato principal e sobremesa), por apenas R$ 25,90 e para quem quer provar somente o prato principal, pode pagar R$ 19,90 por essa experiência.

As receitas do hit da casa, o Quiabinho, e o prato mais pedido, o Fígado de frango, você encontra aqui.

Serviço: Garagem Gastrobar. Rua Luis de Camões, 74 - São Mateus, Juiz de Fora. Fone: (32) 3231-3476


RECEITAS

Fígado de frango com funghi

Ingredientes

- 250 gramas de fígado de frango fresco e limpo - 1 cebola roxa picada finamente - 1 dente de alho picado finamente - 30 gramas de funghi porcini triturado - Sal e pimenta-do-reino a gosto - 50 gramas de manteiga - 100 ml de creme de leite fresco - 30 ml de conhaque - 30 ml de vinho do porto - Ervas frescas para finalizar o prato - Azeite

Preparo

Aqueça uma panela sautese com um pouco de azeite e a manteiga; deixá-la escurecer ligeiramente. Acrescente a cebola e o alho para refogá-los.

Junte o fígado de frango previamente temperado com sal e a pimenta. Com o fogo bem forte, deixe ele dar uma dourada de um lado e do outro.

Junte o funghi e deixe cozinhar por cerca de 30 segundos e flambe com conhaque e vinho do porto.

Acrescente o creme de leite envolvendo-o à mistura e acerte o tempero.

Finalizar com bastante erva fresca por cima.


Quiabinho tostado com flor de sal

Ingredientes

- 200 gramas de quiabinho miúdo, selecionado e orgânico - Flor de sal - Azeite - 1 limão

Preparo

Aquecer bem uma frigideira de fundo grosso. Entrar com os quiabos sem nada de óleo ou azeite.

Deixar os quiabos tostando ali em torno de 5 minutos. Quando começarem a ficar com pedaços tostados e com bastante calor concentrado, colocar um fio bem fino de azeite e envolver.

Aquecer mais ainda. Jogar bastante pimenta-do-reino e o suco de meio limão.

Dispor em um prato e salpicar flor de sal.

Opcional: finalizar com farofinha de pão.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por