Ingredientes

1 peça de Filet Mignon Premium NaBrasa (1,9 kg)
3 pacotes de Bacon em Fatias (600 g)
½ xícara (chá) de pimenta-do-reino (preta e branca) (80 g)
4 colheres (sopa) de sal (52 g)
½ xícara (chá) de azeite (100 ml)
1 xícara (chá) de cachaça envelhecida (200 ml)
4 bandejas de tomate-cereja cortados ao meio (800 g)
2 xícaras (chá) de feijão fradinho (300 g)
1 colher (sopa) de sal (8 g)
folhas de 3 maços de manjericão (90 g)
1 xícara (chá) de castanha de caju torrada (110 g)
1 ½ xícara (chá) de Maionese Light (300 g)
sal
2 maços de alface

Modo de Preparo

Cubra o feijão com 1 litro de água, junte o sal e cozinhe em fogo médio até que fique cozido, mas ainda firme (cerca de 90 minutos).

Enquanto isso, faça o molho da salada: ferva 2 xícaras (chá) de água (400 ml) e, em uma tigela grande, coloque água e muitos cubos de gelo. Mergulhe as folhas de manjericão na água fervente por alguns segundos, mexendo bem até que fique com um verde bem vivo.

Escorra-as rapidamente e mergulhe em seguida na tigela com gelo para cessar o cozimento e manter a coloração das folhas. Depois de frias, escorra-as, apertando com as mãos para retirar o excesso de água.

Bata-as no liquidificador junto com as castanhas-de-caju até obter uma pasta grosseira. Então, acrescente a maionese e misture com uma colher até ficar homogêneo.

Assim que o feijão estiver cozido, escorra-o e misture ainda quente com o molho de maionese para que o feijão absorva bem o sabor. Leve à geladeira até esfriar.

Quando o feijão estiver frio, prove e ajuste o sal, se necessário. Junte a alface e os tomates, misture e sirva em seguida como entrada. 

Dica

Substitua a castanha-de-caju por amendoim.

O manjericão é muito sensível à temperatura. Para que ele não escureça demais, observe o tempo de imersão na água fervente. Caso prefira, mergulhe as folhas na água quente em levas, utilizando para isso uma peneira de metal.

Use essa maionese com manjericão para acompanhar carnes vermelhas, aves ou para temperar outras saladas de folhas ou grãos

 

* receita cedida pela Perdigão.