Talento do chef Gabriel Trillo desabrochou na tragédia

Hoje em Dia
10/05/2015 às 12:49.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:58
 (Lucas Prates/ Hoje em Dia)

(Lucas Prates/ Hoje em Dia)

A história de Gabriel Trillo e a gastronomia começa de uma forma trágica, numa dessas ironias que marcam vidas. Sua mãe, Suzene, teve um acidente na cozinha. Com a perna queimada, teve que ficar um mês em repouso. Como uma boa gestora, ela dividiu as tarefas de casa com seus seis filhos.

Acertou em deixar Gabriel para cuidar da cozinha. “Com seis anos, ele preparou seu primeiro prato desenhado: gelatina de limão servido com lascas da fruta”, relembra a mãe.

Há dez anos, Gabriel Trillo é chef, escolha que fez ainda aos 18. Suzene tenta entender qual foi a sua contribuição para a escolha. “Eu cozinho como qualquer mãe cozinha”, reflete até que, em um sobressalto, recorda: “Eu nunca falei: menino não brinca com a comida!”. Talvez seja por tanto brincar com os pratos que esse prazer se tornou profissão.

Mostrando que aprendeu com a mãe, o profissional, que comanda o Café Cine Brasil, brinca com culinária e poesia. O prato que preparou em homenagem a ela foi batizado de Arroz, Feijão e Batatinha. Afinal, é “dos ingredientes mais simples que saem os melhores sabores”, sustenta.

A receita faz recordar suas primeiras memórias gustativas e o nome é referência de uma poesia de Adélia Prado: “Minha mãe cozinhava exatamente: arroz, feijão-roxinho e molho de batatinhas. Mas cantava”. Na cozinha de Suzene, ninguém nunca deixou de cantar.

*Com Alex Bessas.
 

RECEITA: Arroz, feijão e batatinhas
Rendimento: 2 porções

Ingredientes:
- 100g de arroz branco cozido
- 75g feijão roxinho cozido ou sem caldo
- 1 ovo
- 1 und. de couve juliene, bem fininha
- Quanto baste de alho e cebola repicada
- Quanto baste de salsinha e cebolinha
- Quanto baste de pimenta malagueta
- Quanto baste de sal e pimenta do reino
- 100g de linguiça calabresa e bacon em cubos
- 50g de molho de tomate
- 50g de pimentão das três cores
- 250g de batata, barôa e cenoura
Preparo:
Cozinhar a batata, a cenoura e a barôa numa panela com pouca água. Colocar salsinha e cebolinha picadas para cozinhar junto. Reservar.
Numa panela grande, refogar o bacon e a linguiça calabresa. Com a gordura desses ingredientes derretida, agregar o alho e a cebola. Juntar os pimentões e refogar até murchar.
Colocar o ovo estourando a gema e esperar que ele cozinhe para depois misturar todos os ingredientes. Desligar o fogo. Misturar o feijão e o arroz cozido. Por fim, colocar a couve e deixar que ela murche somente com o calor do preparo.
Preparar um molho com o caldo dos legumes cozidos e o molho de tomate. Reservar para decoração do prato.
Montar o prato com o mexidinho no meio do prato e colocar os legumes cozidos. Decorar com o molho e a salsinha e cebolinha picadas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por