Depois de passar pela agonia de conseguir a última colher, passar pelo desafio do caranguejo, o episódio do pai-herói e a pressão de ser avaliada quase que em tempo integral por quase cinco meses, antes de partir para Paris, em junho, a vencedora da primeira edição do MasterChef Brasil, Elisa Fernandes, passa por Belo Horizonte para lançar seu primeiro livro.

São 50 receitas divididas em cinco níveis de dificuldades: ajudante, cozinheiro, subchef, chef e MasterChef. "Foi bastante corrido, mas gostei muito do resultado. Já quero começar a trabalhar no segundo", conta a jovem de 24 anos.

Confira uma receita nível ajudante criada pela própria Elisa. Ela garante ser simples o preparo do prato. "Basicamente consiste em juntar os tomates do tipo cereja, sal, açúcar, alho, tomilho e azeite, nas medidas indicadas, em uma travessa e levar ao forno”, ensina.

Tomate Confit

Ingredientes

- 360 gramas de tomate cereja ou sweet grape
- 1 colher (chá) de sal
- 1/4 de xícara (chá) de açúcar demerara
- 6 dentes de alho
- 1 maço de tomilho fresco
- 1 xícara (chá) de azeite de oliva

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 160ºC. Em um refratário, coloque os tomates lavados de maneira que não se sobreponham, mas fiquem lado a lado. Distribua os dentes de alho ainda com casca e os ramos de tomilho já lavados e secos. Tempere com sal e açúcar e regue com o azeite. Leve ao forno por cerca de 45 minutos, misturando os tomates a cada 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Coloque em um pote com fecho hermético.

Vencedora da primeira edição do MasterChef Brasil lança livro de receitas em BH