Oito anos depois de uma primeira exposição em Belo Horizonte, no Museu de Artes e Ofícios, "Genesis", a principal obra do fotógrafo Sebastião Salgado, retornará à capital mineira, desta vez completa. A mostra faz parte da programação cultural elaborada pela Secretaria de Estado da Cultura para a Copa do Mundo 2014 e ficará aberta ao público entre 29 de maio e 25 de agosto do ano que vem.

As 245 fotografias em formatos 50 x 60 cm, 60 x 90cm e 90 x 123cm serão expostas no Palácio das Artes, na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard e no Espaço Mari’Stella Tristão. Além disso, outras 52 fotos externas, no formato 146 x 200cm, poderão ser vistas no Parque Municipal Américo René Gianetti.

As fotos apresentam "uma jornada às paisagens terrestres e aquáticas, às pessoas e aos animais que permaneceram intocados, preservados do mundo acelerado dos nossos dias. Um testemunho de que nosso planeta ainda abriga vastas e remotas regiões onde a natureza reina em silenciosa e imaculada majestade", como aponta a frase que recepciona os visitantes.

Este árduo trabalho de Salgado, que envolveu viagens constantes a locais de difícil acesso, começou em 2004 e terminou no ano passado. Portanto, a maior parte das fotos que serão expostas no ano que vem não estavam na capital mineira em 2006.

Antes de BH, RJ e SP

Atualmente, a exposição "Genesis" pode ser vista no Museu de História Natural de Londres, na Inglaterra. Entretanto, as fotos que serão trazidas a Belo Horizonte fazem parte de uma outra montagem, que será exibida no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Na capital fluminense a abertura será dia 29 deste mês, no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico, onde permanece até 26 de agosto. A partir de 11 de setembro, as imagens serão exibidas no Sesc Belenzinho, na capital paulista.

Mineiro de Aimorés, radicado em Paris, o fotógrafo completará 70 anos no dia 8 de fevereiro de 2014.

Edital da Lei de Incentivo será publicado mais cedo

O edital da Lei Estadual de Incentivo à Cultura 2013 será publicado no próximo mês. A antecipação em um mês em relação ao ano passado é uma tentativa da Secretaria de Estado da Cultura para que os proponentes tenham tempo de organizar projetos que possam ser realizados ainda na Copa 2014, que será disputada entre os dias 12 de junho e 13 de julho do ano que vem.

Ao mesmo tempo, a expectativa da secretária estadual da Cultura, Eliane Parreiras, é que o resultado seja publicado até novembro deste ano. "Com isso, os produtores já podem começar a captar em janeiro (de 2014)", afirmou.

Assim, a promessa é de que a lista dos aprovados seja divulgada com dois meses de antecedência em relação ao último edital, em que os aprovados foram anunciados em janeiros de 2013. Segundo Parreiras, não é possível antecipar ainda mais porque os recursos só podem ser captados em cada ano fiscal.

Ao mesmo tempo, Parreiras ressalta que no edital do ano passado houve estímulo aos produtores culturais para que já planejassem propostas para serem apresentadas durante a Copa das Confederações.