Gilson Rodrigues leva 'Paisagem' para a Galeria de Arte da Copasa

Hoje em Dia
28/04/2015 às 13:50.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:48
 (Divulgação)

(Divulgação)

Até 31 de maio a Galeria de Arte Copasa recebe a exposição “Paisagem”, de Gilson Rodrigues. O artista mineiro apresenta um conjunto de 21 pinturas além de objetos de dimensões e formas diferentes. Estas pinturas remetem à representação de paisagens do século 18 e 19, porém desconstruídas, com a incorporação de objetos de uso doméstico.

As paisagens imaginárias criadas por Gilson trazem uma variedade de técnicas de representação que afirmam a liberdade do artista e sua ligação com a pintura contemporânea. As diversas camadas de tinta que formam os planos das pinturas são, às vezes, sobrepostas por desenhos que interrompem a fluidez das cores. Entre a precisão do desenho e o gesto da pintura a óleo, o artista abre espaço para representar graficamente os objetos que coleciona.

Nos detalhes dos objetos mesclados às paisagens encontram-se formas de folhas, flores e brotos, dentre outros elementos orgânicos, como se o artista estivesse devolvendo à natureza os objetos que pertencem a ela. A partir do raciocínio da colagem, os objetos do cotidiano são combinados a imagens da internet e de revistas antigas.

As pinturas em exposição variam tanto no modo como cada imagem foi construída, quanto nas técnicas utilizadas para materializá-las. Gilson faz referência à tradição da pintura através da apropriação de cenas trabalhadas por outros artistas, ao mesmo tempo em que instiga a re-descobrir a beleza perdida dos objetos domésticos.

Serviço
“Paisagem”, de Gilson Rodrigues
Galeria de Arte Copasa (r. Mar de Espanha, 525, Santo Antônio). Diariamente, das 8 às 19h. Entrada franca. Até 31/5

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por