O grupo de dança Ateliê do Gesto estreia nesta sexta-feira (22) o "Dança Boba". Protagonizado pelos bailarinos João Paulo Gross, Daniel Calvet e Gleysson Moreira, o espetáculo será aprentado gratuitamente no canal do grupo pelo You Tube. E teve de ser reestruturado por causa da pandemia de Covid-19.

Segundo os idealizadores, “Dança Boba” é uma construção criada com base em jogos de improviso nos corpos dos bailarinos, por meio de uma câmera viva dentro do palco. O público verá sempre dois artistas em cena, como na versão original do espetáculo. Mas o novo formato inclui um terceiro bailarino, que reveza a cena e dança captando imagens. "O trabalho ainda recebeu a contribuição da equipe do estúdio Ocre, que tem experiência com câmeras e movimentos. Eles deram capacitação e assessoria para a parte técnica de toda a filmagem" comenta Calvet, que também assina a direção do trabalho.  
 
O nome do espetáculo, segundo a companhia, é inspirado no estado latente do corpo e da câmera em movimento, fazendo com que a dança se torne boba, em uma generosa efemeridade do tempo, na construção real de mundos possíveis, pois tudo seria vídeo, ilusão e teatro.

As sessões serão nesta sexta, no sábado (23), no domingo (24) e também nos dias 29, 30 e 31, sempre às 20h. Aos sábados e domingos, haverá uma sessão extra, às 18h, com tradução em Libras. Os artistas participam de bate-papos nas sessões das sextas e dos domingos. 

O grupo também vai oferecer as oficinas “Improvisação e Gestualidade”, nos dias 25, 27 e 30 de outubro. As aulas têm o objetivo de despertar e aguçar o corpo e suas potencialidades, criando estratégias para que os participantes possam criar e produzir danças a partir de ferramentas de improvisação.

Com duração de uma hora, a videoaula vai proporcionar aos participantes uma maior percepção do universo criativo e de sensações a partir do movimento, usando elementos de jogos e experimentações que deram origem às cenas que compõem o espetáculo “Dança Boba”, numa abordagem lúdica e vivencial.
 
A exibição da videoaula “Improvisação e Gestualidade” neste mês, também será no canal do YouTube do Ateliê do Gesto,  nos dias: 25, às 16h; 27, às 19h e 30 às 10h.

 

Leia Mais:

Com Cacau Protásio, comédia 'Amarração do Amor' aborda intolerância religiosa

Em cartaz nos cinemas, novo 'Halloween' gera sustos para promover reflexão

'Imortal' recém-empossada, Maria Antonieta Cunha quer incentivar literatura infantojuvenil