Guitarra é estrela do "Jazz Festival Brasil", em Santa Tereza

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
27/09/2013 às 09:02.
Atualizado em 20/11/2021 às 12:49

No início da noite de sábado (28), a praça Duque de Caxias, em Santa Tereza, receberá um festival diferente. Dessa vez, a atração principal não é um artista em especial ou uma programação destinada a um gênero musical específico. A estrela da noite será um instrumento tão amado e cultuado em diferentes estilos musicais: a guitarra.

Em sua 14ª edição, o "Jazz Festival Brasil" realiza o "Tributo Brasil Guitarras", promovendo uma sequência de apresentações de poderosos guitarristas a partir das 17h30. O encontro, que tem o apoio do Hoje em Dia, é gratuito.

Sobem ao palco, como protagonistas ou convidados, os instrumentistas Andreas Kisser, Armandinho Macedo, Lanny Gordin, Edgard Scandurra, Frank Solari, Toninho Horta, Kiko Loureiro, Luiz Carlini, Marcelo Barbosa e Pepeu Gomes. A curadoria foi feita por Reco do Bandolim, presidente do Clube do Choro de Brasília.

O mesmo projeto tem início em Belo Horizonte e deve acontecer em pelo menos mais quatro capitais (Brasília, São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro) até o fim do ano.

Realizada com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, a iniciativa foi possível graças a uma parceria entre produtoras de BH e Brasília.

"Vimos que o formato padrão de festival de jazz estava meio vencido e queríamos fazer algo diferente. Pensamos: de que forma podemos inovar, construir uma nova sinapse? Procuramos uma produtora em Brasília e descobrimos que eles tinham essa ótima ideia. Será um tributo a guitarristas que atuam em diferentes escolas, mas já beberam, de alguma forma, na história do instrumento no jazz. A guitarra é um dos grandes elementos do jazz", afirma o produtor Leo Stolz, completando que a curadoria teve a intenção de explorar os vários caminhos que a guitarra tomou no Brasil, pegando representantes da MPB, rock, fusion e heavy metal.

Edgard Scandurra vai relembrar clássicos ao lado de Luiz Carlini

O rock nacional está bem representado no evento. Edgard Scandurra vai levar sua banda ao palco da praça Duque de Caxias e ainda receber Luiz Carlini, guitarrista da histórica banda paulista Tutti Frutti – criada por Rita Lee nos anos 70, após sua passagem pelos Mutantes. Os dois devem tocar juntos dois clássicos do rock nacional.

"Estamos representando a fase rock da galera que foi levada para o festival. Mas acredito que, no improviso, menos é mais. Não pretendo mostrar virtuosismo com velocidade e alto som, mas trabalhar mesmo a pegada e o timbre", adianta Scandurra, que atualmente viaja o Brasil com o Pequeno Cidadão, voltado ao público infantil.

Mesmo com mais de três décadas de profissão, Scandurra nunca participou de um evento dedicado à guitarra. Para ele, será uma oportunidade para encontrar velhos amigos e trabalhar o instrumento em outra atmosfera. "Achei o projeto muito legal por explorar diferentes facetas da guitarra dentro da música brasileira. Adorei saber que vou dividir o palco com o Carlini e que vou poder estar próximos de outros guitarristas que admiro muito", afirma.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por