Há dez anos, D. Elzira Ribeiro se destacava como uma prendada dona de casa. Mas hoje, aos 75 anos, “Mestra Elzira” é também a grande homenageada do “Igarapé Bem Temperado 2014”. O evento gastronômico tem início nesta quinta-feira (10), às 18h, justamente com Mestra Elzira preparando uma receita, acompanhada do chef Eduardo Avelar. A noite ainda traz a música caipira de raiz com Filipe Camargo, às 21h30.
 
O festival acontece anualmente, em Igarapé, com o objetivo de celebrar a memória culinária dos quintais mineiros e das mestras da cozinha caipira, de fogão a lenha. Em sua 10ª edição, o evento acontece até o dia 13, incluindo música (sábado, por exemplo, a atração é Marina Machado), palestras, workshops, oficinas e 22 estandes com mais de 40 receitas da chamada “tradicional cozinha caipira mineira”: piaba com angu e taioba, umbigo de banana com bacalhau, mastruz e caruru com costelinha, molho de feijão com ora-pro-nóbis, guisadinho de folha de batata doce e de cansanção. Na edição de dez anos, as “Mestras de Culinária” oferecem a receita 2014 e, ainda, o prato que mais se destacou em sua história. 
 
“Igarapé Bem Temperado 2014” – Desta quinta-feira (10) a 13/7. Nesta quinta e nesta sexta-feira (11), das 18 às 23h. Sábado, 10 às 23h. Domingo, 9 às 23h. Na Praça Miguel Henriques da Silva, Centro, Igarapé. Entrada gratuita.