Inhotim lança livro comemorativo de dez anos em BH

Da Redação
almanaque@hojeemdia.com.br
01/12/2016 às 17:19.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:54

Para encerrar a programação comemorativa de seus dez anos de abertura, o Instituto Inhotim lança, na próxima segunda-feira (5), o livro "Inhotim, um estado de espírito", "Futuromemória" e "Artenatureza", na Inhotim Box, na Savassi, a partir das 19h. A publicação bilíngue em três volumes, "Inhotim, um estado de espírito",  que percorre a história e projeta o futuro da instituição. 

O evento terá presença da editora Anna Paula Martins, coordenadora do projeto. O livro também será lançado em São Paulo (6/12) e Rio de Janeiro (7/12).
 
Realizado durante os últimos dois anos, o projeto demandou intensa pesquisa e reúne, pela primeira vez, registros históricos, mapas, cartas e depoimentos de funcionários e personalidades da região, compondo a história do surgimento do Instituto. Textos de Humberto Werneck, Fábio Scarano, Frederico Coelho, Jarbas Lopes, Luiz Zerbini, entre outros, somados a ensaios fotográficos inéditos, recriam a experiência sensorial da visita e trazem novos ângulos do Inhotim, como nas imagens aéreas de Camilla Coutinho Silva.
 
"Inhotim, um estado de espírito"
Volume principal da publicação, é um livro fotográfico de 256 páginas, com imagens internas e externas que expressam a exuberância do Inhotim e evidenciam a forte relação entre arte e natureza no local. Escrito por Humberto Werneck, o texto que perpassa todo o livro é uma crônica de suas lembranças e impressões do Instituto, desde a chegada a Brumadinho até a surpresa de descobrir obras e plantas pelo percurso da visita.
 
"Futuromemória"
O volume Futuromemória situa o Inhotim no tempo e no espaço. Por uma trajetória histórica que vai desde a povoação da região de Brumadinho, atravessa a chegada da linha férrea e adentra os portões do Inhotim, diversas histórias que trazem a essência da instituição são contadas. Já o texto de Bernardo Paz, idealizador do Instituto, traz a visão e os ideais norteadores do Inhotim e aponta para o futuro da instituição. O livro também relembra a passagem de Burle Marx pelos jardins do Inhotim, inspiração para o paisagismo do parque.
 
"Artenatureza"
Organizado de maneira cronológica, o volume "Artenatureza" apresenta a evolução da coleção de arte do Inhotim por meio de fotos, registros de época, maquetes, projetos arquitetônicos e croquis de pavilhões e obras. Textos de dois curadores do Instituto – Allan Schwartzman e Jochen Volz – introduzem o leitor à proposta curatorial do Inhotim e suas relações com intuição, escala e artista. Também são apresentados exemplares do acervo botânico do Instituto, importante ator na conservação da biodiversidade e integrante da Rede Brasileira de Jardins Botânicos desde 2010.
 

Serviço

Lançamento "Inhotim, um estado de espírito"
Livro comemorativo de dez anos do Instituto Inhotim
Quando: 5/12, a partir das 19h
Inhotim Box – Rua Antônio de Albuquerque, 909, Belo Horizonte/MG
Entrada gratuita, livro à venda no local
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por