Inhotim promove 1º Semana da Família com atividades para pais e filhos

Hoje em Dia
14/12/2015 às 14:19.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:20
 (Paulo Leonardo/Hoje em Dia/Arquivo)

(Paulo Leonardo/Hoje em Dia/Arquivo)

Pescar, fazer brinquedos e brincar de jogo da memória são atividades que pais e filhos realizam nos momentos de lazer. A partir de terça-feira, 15, eles podem colocá-las em prática na 1ª Semana da Família do Inhotim. As brincadeiras têm como pano de fundo os acervos do Instituto e têm como objetivo fazer com que pais, mães, filhas e filhos aprendam em conjunto.

Para a supervisora de educação ambiental do Inhotim, Lidiane Arantes, esta é uma oportunidade de divulgar os acervos do Instituto de uma forma especial. “Potencializamos o acervo do Inhotim através dessas atividades. Em uma delas, vamos identificar o canto dos pássaros do Parque. Além de relacionarmos com o acervo botânico e a fauna, vamos abordar os Passarinhos da Adriana Varejão”, exemplifica Lidiane.

Wellington Pedro, educador do museu, explica que a 1ª Semana da Família foi inspirada na programação de outras instituições ao redor do mundo, como o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) e a Tate Modern, de Londres. “É uma programação que insere os pais no processo de aprendizado com os filhos. São atividades lúdicas que possuem um nível de aprendizado amplo. Por exemplo, na pescaria vamos usar peixes de papel para ensinar as espécies que vivem nos lagos do Instituto”, explica o educador. “E no jogo da memória, vamos revalorizar o que as pessoas já viram nas obras de arte e explorar detalhes que elas não tenham reparado”, completa Wellington Pedro.

O trajeto para iniciar as atividades começa na Estação Educativa, onde os visitantes são orientados sobre as brincadeiras e os locais onde acontecem. Durante a semana, adultos e crianças também tem a oportunidade de confeccionar o primeiro jardim vertical do Inhotim.

Confira a programação da 1ª Semana da Família:

Pescaria
Participe do jogo e descubra quais espécies de peixes habitam os lagos do Inhotim.
Onde: Deck Restaurante Tamboril
Horário: 10h - 12h
Quando: Terça a Domingo

Aves do Inhotim
Você consegue identificar os diferentes cantos de aves ao passear pelos jardins do Parque? Aproveite para descansar e conheça os cantos desses pássaros.
Onde: Café do Teatro – Centro de Educação e Cultura Burle Marx
Horário: 10h - 16h
Quando: Terça a Domingo

Jogo da Memória
Revisite as obras do acervo artístico através do divertido jogo da memória do Inhotim.
Onde: Galeria Mata
Horário: 14h - 16h
Quando: Terça a Sexta

Inventores
Participe da construção de novos brinquedos através de recortes e colagens tridimensionais.
Onde: Galeria Marcenaria
Horário: 14h - 16h
Quando: Sexta, Sábado e Domingo

Jardim vertical
Contribua na construção coletiva do 1ª Jardim Vertical do Inhotim. Nesta primeira etapa, mudas aromáticas e medicinais serão plantadas.
Onde: Espaço Tamboril
Horário: 10h - 12h
Quando: Sexta, Sábado e Domingo

Estação Educativa para visitantes
Venha preparar seu roteiro de atividades da Semana da Família com os educadores e nos ajude a construir uma árvore para todos os sentidos. Esperamos vocês para trocar experiências de visitação a partir dos acervos do Parque.
Onde: Estação Educativa para Visitantes - Centro de Educação e Cultura Burle Marx
Horário: 10h - 16h de Terça a sexta-feira
                10h - 17h  Sábado e Domingo

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por