Neste sábado (24), o Inhotim recebe artesãs das comunidades quilombolas de Sapé e Marinhos, que ministrarão, no local, uma oficina de bordado. Elas participam do projeto Oficina de Bordado, realizado desde 2013. A participação é gratuita.

Nos trabalhos manuais, as artesãs incorporam elementos da identidade cultural e histórica das comunidades quilombolas e reproduzem o acervo botânico do Instituto. Atualmente, 25 moradores das comunidades participam das oficinas, realizadas mensalmente. A atividade integra a programação da 10ª Primavera dos Museus.

A Primavera dos Museus deste ano convida as instituições museais a fazer uma reflexão sobre as trocas simbólicas, culturais e de experiências que proporcionam aos visitantes e, também, sobre a contribuição para o desenvolvimento sustentável do seu entorno. Desde 2006, quando abriu as portas para o público, o Instituto auxilia no desenvolvimento da região de Brumadinho, realizando projetos que atendem a comunidade. O diretor executivo do Inhotim, Antonio Grassi, afirma que o tema da 10a Primavera dos Museus - “Museus, Memória e Economia da Cultura” - está em sintonia com o trabalho do Instituto. “O Inhotim desenvolve vários projetos sociais e educativos e impulsiona a economia criativa da região de Brumadinho, além de proporcionar uma experiência única com os nossos acervos”. E conclui: “Queremos continuar com nossa contribuição ao desenvolvimento sustentável do entorno de Brumadinho. Nós só cresceremos se todos crescerem juntos”.

Os interessados em participar da oficina devem enviar nome completo e um contato telefônico para o e-mail info@inhotim.org.br. A atividade é gratuita.
 
Serviço

10a Primavera de Museus - Oficina de bordado com artesãs de Sapé e Marinhos

Quando: Sábado, 24 de setembro, de 10h às 12h e de 14h às 16h

Saída da Recepção

Publico: a partir de 15 anos

Observação: 30 vagas por turno

Inscrições: envie nome e telefone para info@inhotim.org.br

Gratuito
 
Horários de funcionamento do Inhotim: 
de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30; 
sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30
 
Entrada: quarta-feira gratuita; terça e quinta-feira, R$ 25; sexta, sábado, domingo e feriado, R$ 40. Têm direito a meia-entrada crianças de 6 a 12 anos, idosos acima de 60 anos, estudantes identificados, professores das redes formais pública e privada de ensino identificados e funcionários de empresas parceiras.