Irmãos Cavalera fazem turnê em comemoração aos 20 anos do álbum “Roots”

Vanessa Perroni
vperroni@hojeemdia.com.br
05/12/2016 às 18:52.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:57

Os irmãos Cavalera estão de volta à cidade natal e prometem um show pulsante, dia 15, no Music Hall. “Tocar em Belo Horizonte é sempre especial”, garante o baterista Iggor Cavalera, que divide o palco com Max Cavalera, no vocal e guitarra. Mas desta vez a apresentação tem gosto diferente. É uma homenagem ao emblemático disco “Roots”, lançado há 20 anos pelo Sepultura, banda que eles fundaram em 1984. Uma ótima oportunidade para os fãs saudosistas e a nova geração. 

Intitulada “Return To Roots Latin American Tour 2016”, a turnê já passou pelos Estados Unidos e segue para quatro países da América do Sul e Central. No Brasil, desembarca também no Rio de Janeiro e São Paulo. 

Tanto barulho condiz com a importância do álbum. Ao mesclar ritmos brasileiros com convidados como Carlinhos Brown e os índios Xavante, eles mostraram que é possível fazer um som pesado indo fundo em suas raízes. Com esse trabalho, o Sepultura superou a marca de dois milhões de cópias vendidas. 

“Vamos tocar o disco na íntegra junto com músicas lado B da época e algum cover surpresa”, adianta o baterista. Iggor afirma que os convidados do disco na época estarão presentes nessa turnê, em forma de sample, com versões exclusivas.

'Mais legal que em 96’
Reviver um disco complexo e competir com o fôlego de 1996 parece um grande desafio, porém o baterista se mostra tranquilo. “Na verdade está sendo mais legal que em 96. Menos estresse e com muita empolgação”. Vale lembrar que naquela época a banda vivia uma crise, e foi no dia 16 de dezembro daquele ano que Max, então líder do Sepultura, deixou o quarteto. 

A parte mais interessante desse revival, para eles, está sendo tocar músicas que nunca executaram ao vivo, como “Itsári”, “Lookaway” e “Born Stubborn”. 

A turnê no Brasil conta com mais um toque familiar. A banda “Incite”, de Richie Cavalera, filho de Iggor, é a convidada especial em todos os shows. “Família é uma coisa muito especial. Todos os meus filhos têm um dom extraordinário para campos diferentes na arte. Tenho muita sorte”, comenta.

Sobre uma possível turnê comemorativa em parceria com os integrantes do Sepultura, os irmãos Cavalera logo descartam. Sem falar muito sobre os ex-companheiros, Iggor apenas comenta, em duas palavras, a série de shows que a banda está fazendo com o cantor Lobão em novembro e dezembro: “Viajaram forte!!!”.

Projetos
Outra novidade é a possibilidade de um projeto subsequente, nos moldes de “Roots”, mas desta vez com o disco “Arise” (1991). Enquanto isso não acontece, os irmãos se desdobram em projetos independentes como o Soufly, de Max, e o Cavalera Conspiracy, no qual unem os talentos.

Contudo, não param de buscar novos sons. Iggor diz que no momento escuta bandas como a londrina “The Fat White”, a norte-americana “Nails”, e a italiana “Ninos Du Brasil”.

Serviço: Max e Iggor Cavalera tocam “Roots”. Music Hall (av. do Contorno, 3239, Santa Efigênia). Dia 15/12, quinta-feira, às 21h30. Ingressos entre R$ 90 e R$ 185. Clique aqui para acessar o site de vendas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por