Considerado um dos mais consagrados ilustradores da Europa em atividade, o espanhol Javier Zabala é conhecido por colocar sua criatividade a serviço de textos de poetas e escritores como Cervantes, Shakespeare, García Lorca, Rodari, Melville, Chejov e Van Gogh. Tendo esse currículo como calço, Zabala chega nesta terça-feira (28) a BH, n a programação da pré-temporada do Festival Literário Internacional (Pré FLI-BH).

O espanhol faz às 19h, na Livraria Quixote, o lançamento mundial do livro “O Pássaro na Gaiola” (Zahar), que traz ilustrações para uma das cartas que o holandês Vincent Van Gogh escreveu ao seu irmão, Théo. Trata-se de uma pequena parábola sobre um pássaro engaiolado, suas inquietações sobre a clausura, a liberdade e o afeto.

Outra ação de Zabala em BH será a oficina de ilustração “Menos é Mais”, que ele ministra na Biblioteca Infantil e Juvenil de BH. As inscrições, porém, já estão encerradas. Entre as muitas distinções que Zabala já recebeu em sua trajetória, está, por exemplo, o White Ravens Award em 2007 e 2013 e foi finalista do prestigioso Prêmio Hans Christian Andersen em 2012, ao qual foi indicado também em 2014.

Zabala – “O Pássaro na Gaiola” – Nesta terça-feira (28), às 19h, na Quixote (Rua Fernandes Tourinho, 274).