Um dos mais consagrados ilustradores da Europa, o espanhol Javier Zabala, desembarca em Belo Horizonte na próxima terça (28). O artista é conhecido por ilustrar textos de famosos poetas e escritores como Cervantes, Shakespeare, García Lorca, Rodari, Melville, Chejov e Van Gogh. A visita de Zabala integra a programação da pré-temporada do Festival Literário Internacional (Pré FLI-BH).

Em BH, ele aproveita para fazer o lançamento mundial do livro “O Pássaro na Gaiola” (Editora Zahar), que traz ilustrações de Javier Zabala para uma das cartas o pintor holandês Vincent Van Gogh escreveu ao seu irmão Théo. O evento acontece na livraria Quixote e tem entrada gratuita. Sensível e encantador, o livro é uma pequena parábola sobre um pássaro engaiolado, suas inquietações sobre a clausura, a liberdade e o afeto.

Outra ação de Zabala em BH será a oficina de ilustração “Menos é Mais”, que ele ministra nos dias 27 e 28, na Biblioteca Infantil e Juvenil de Belo Horizonte. As inscrições para a oficina já estão encerradas.

FLI-BH
O Festival Literário Internacional de Belo Horizonte acontece em maio. Durante o evento serão realizadas oficinas de leitura, escrita literária e ilustração, mostra de cinema, narrações de histórias e rodas de leitura nas 20 bibliotecas públicas municipais espalhadas pela cidade. A programação completa do Pré FLI-BH estará disponível em breve no site do Hoje em Dia.

Serviço
Visita de Javier Zabala | Lançamento de “O Pássaro na Gaiola”
Dia 28 de abril, às 19h
Local: Livraria Quixote (r. Fernandes Tourinho, 274 – Savassi)