Ele é um pouco maior do que um selo: mede 3,5 cm por 2,5 cm, mas tem já uma história imensa. Editado em Divinópolis, o microjornal “Vossa Senhoria” entrou para o Guinness Book como o menor do mundo no ano 2000, título que manteve por quase uma década. Dentre seus colaboradores, a poeta Adélia Prado, que costumava publicar versos com sabor de poemas inteiros.

Criado em 1935 na cidade de Goiás (GO) pelo jornalista e gráfico mineiro Leônidas Schwindt, o “Vossa Senhoria” volta a circular depois da interrupção da periodicidade mensal, com a morte de sua editora, Dolores Schwindt, filha do fundador, em 2007. O relançamento acontece às 10h do dia 20 deste mês, na Festa Literária de Divinópolis (Flid), que começa no dia 18. 

Como Leônidas se mudava constantemente de cidade, levava com ele a matriz do jornal, com perfil tão combativo que lhe rendeu a censura do governo federal durante o “estado de sítio”, em 1955. Assim, o “Vossa Senhoria” foi editado também em Abaeté, Belo Horizonte e Pitangui. Agora, o projeto é retomado sob a direção do engenheiro e consultor ambiental Milton Nogueira, com edição da jornalista e escritora Leida Reis.

“Esse jornal antecedeu o Twitter, com a síntese da mensagem, e o desafio é imenso por serem mensais as edições. Ele representa uma ode ao jornalismo impresso”, define Leida. Para Milton, “o ‘Vossa Senhoria’ é um patrimônio jornalístico do Brasil e precisa ir avante. Resolvi relançar o jornal para manter a empolgadíssima odisseia de Leônidas Schwindt, um jornalista combativo no interior do Brasil”’.