Jovens aprendem técnicas do cinema em festival de Tiradentes

Paulo Henrique Silva* - Hoje em Dia
30/01/2015 às 08:27.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:50
 (Nereu Junior)

(Nereu Junior)

TIRADENTES – Imagine-se completamente parado por cinco segundos. Parece pouco, não é verdade? Mas para um grupo de adolescentes que participa da oficina de stop motion, dentro da 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes, esse tempo muitas vezes pode parecer uma eternidade.
“Nessa idade, geralmente são muito agitados e não param quieto”, salienta a professora Renata Fonseca, fotógrafa carioca que, há sete meses, transformou a pequena cidade histórica no seu “D-Tox”, limpando as impurezas da cidade grande.
No primeiro dia de aula, ela chegou a duvidar que a sala de 24 alunos, divididos em quatro grupos, daria tão certo, devido à sua heterogeneidade. “Mas todos acabaram mostrando muita garra e autonomia, com muitas ideias”, destaca Renata.
Cada grupo faz uma cena para um filme curto que será exibido amanha, ao meio-dia, no encerramento das oficinas da mostra. “Tem diretor, ator e produção. Desde o primeiro momento os diretores buscaram controlar seus atores, pedindo para fazer isso ou aquilo”.
Um dos alunos Nathan Lucas, de 15 anos, nascido em Itajubá e residente em Tiradentes, se considera um bagunceiro em sua escola, mas na hora de virar uma “estátua”, ele não tem qualquer dificuldade em ficar imóvel.
O desejo de Nathan é virar fotógrafo, enquanto o de Rafaela Maia, também de 15 anos, é trabalhar como atriz. “Pequena, inventava shows em casa com a prima Julia. Depois passei a fazer teatro em São João del-Rei”, salienta.
A fotografia de cada plano é feito pela professora, mas muitos alunos se valem do celular para tirar suas próprias fotos, até mesmo em ângulos diferentes daqueles usados pela professora, que já ministrou o curso de stop motion em favelas do Rio de Janeiro.
Para o público infantojuvenil estão sendo realizadas outras três oficinas em Tiradentes: “Por Trás da Câmera – O Suspense no Cinema”, de Anna Rosaura Trancoso e Claudio Keim Doreto, “Cinema e Artes Plásticas”, de Daniella Penna, e “Mágicas e Técnicas de Animação”, de Bete Bullara. As aulas se encerram hoje, na Escola Estadual Basílio da Gama.

* O repórter viajou a convite da Mostra de Cinema de Tiradentes

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por