Para evidenciar o trabalho realizado pelas mulheres nos quadrinhos, o FIQ e o coletivo Lady’s Comics promovem a segunda edição do encontro internacional com o tema  “Primeira Viagem”. Pioneiro na América Latina, o evento ocorre entre 29 e 31 de julho, no Centro de Referência da Juventude (CRJ).  Um dos intuitos do encontro é ajudar a empoderar essas mulheres por meio de sua profissionalização e auxiliá-las na formação crítica e criativa. A programação é gratuita.

Oficinas, painéis e intervenções permanentes são algumas das atividades propostas na programação do “2º Encontro Lady’s Comics”. Entre as convidadas desta edição estarão quadrinistas internacionais (Clara Lagos, Sole Otero e Mariela Acevedo – Argentina e a chilena Katherine Supnem), pesquisadoras e interessadas na área. 

Cris Peter, colorista de grandes editoras do mercado americano, é presença garantida no evento. Como o projeto visa resgatar e preservar a memória dessas profissionais, o encontro receberá ainda autoras que ajudaram a construir a história das HQs, como Ciça Pinto (Folha de São Paulo) e Crau da Ilha (O Bicho).

O “2º Encontro Lady’s Comics” traz ainda a mostra inédita no Brasil “Chicks on Comics”, que já passou por Berlim e Argentina. A exposição é formada por um coletivo de nove quadrinistas de diferentes países que atuam desde 2008 no site www.chicksoncomics.tumblr.com. Clara Lagos, Power Paola, Maartje, Sole Otero, Caro Chinaski, Anna BB, Delius, Chiquinha e Julia Homersham apresentarão 20 obras aos brasileiros.

Aumento da participação feminina

De acordo com Mariamma Fonseca, uma das organizadoras do 2º Encontro Lady’s Comics, o evento irá abordar o começo de cada etapa das histórias em quadrinhos, ou seja, da criação, produto final e venda. “Falar da primeira viagem é falar do início de tudo. Como embarcar nesse ramo de forma criativa e segura, por exemplo. Para isso teremos participantes que estão envolvidas com diversas etapas da produção de quadrinhos como representantes de editoras e revistas, coloristas, desenhistas e roteiristas. Será um espaço de diálogos diversos, ricos de olhares e experiências sobre a nona arte”, destaca Samara Horta, também organizadora do evento. 

Mariamma afirma também que, nos últimos três anos, houve um grande aumento da participação feminina na cena dos quadrinhos brasileiros. “As quadrinistas sempre estiveram nesse meio, mas agora existem novas autoras chegando e interessadas em divulgar seu trabalho, debater sobre representação, usar sua arte para contar diversas histórias”. 

Para Afonso Andrade, coordenador de quadrinhos da Fundação Municipal de Cultura, o evento tem feito um trabalho fundamental de divulgação e pesquisa mostrando não só a representação, mas a participação da mulher na criação de HQ's. “Para mim o Encontro Lady’s Comics é a materialização de todo o trabalho que as meninas já desenvolvem no site e nas redes sociais. Uma forma de ampliar o público e conseguir envolver ainda mais pessoas para uma discussão tão relevante como a que é proposta. O FIQ é uma referência quando se fala em quadrinhos então nada mais natural que o festival abraçasse este encontro. Discutir representatividade e diversidade é um dos nossos objetivos no FIQ e se constitui como política cultural da Fundação Cultural de Minas Gerais”, diz.

Programação 

Dia 29 de julho – sexta-feira

9h30 - 12h30 | Oficinas - Duração: 4 horas

10h | Abertura do evento 

13h30 | Quadrinhos na sala de aula (Aline Lemos, Rebeca Prado, Virgínia Fróes e Carolina Cunha)

16h | Minha primeira publicação em revistas (Aline Cruz - Farpa, Samanta Coan – Risca!, Carolina Ito e Jordana Andrade -Capitolina)

18h30 | As precursoras (Crau da Ilha e Ciça Pinto)

20h | Encerramento do dia

 

*OFICINAS

9h – 12h | Roteiro, com Ana Recalde

O curso visa atender o público que tem interesse em conhecer os elementos e estrutura de uma História em Quadrinhos. Apresentação aos elementos básicos da construção de uma HQ, como criar um personagem que é textual e visual, formatos de entrega de um roteiro para desenhistas, narrativas de quadrinhos web e físico. 

Ana Recalde - é editora do selo Pagu Comics. Iniciou sua carreira como quadrinista no lançamento da revista Patre Primordium, em 2009. Em 2011 iniciou a webcomic Beladona, que, no final de 2014, se tornou livro através de financiamento coletivo e ganhou o Troféu HQMix como melhor webquadrinho do ano. 

Público: iniciantes

Vagas: 10

 

9h – 12h | Editoração, com Aline Cruz

A oficina debaterá sobre quais os caminhos para editorar um livro, revista ou fanzine. Tipos de publicação, de material para publicações e procedimentos mais burocráticos na hora de imprimir um livro ou fanzine. A atividade terá uma parte teórica e uma parte prática, onde cada pessoa fará o planejamento de uma publicação.

Aline Cruz - Trabalha com jornalismo cultural há cerca de oito anos, e há nove trabalha com quadrinhos e ilustrações. Editou, com mais cinco mulheres, a Revista Farpa, que recebeu cerca de 600 trabalhos e selecionou e publicou 99 artistas de todo o país.. Publicou seu primeiro zine em 2013, e em 2015 lançou o Projeto Quadrada, com três revistas: Ansiedade, Desnuda e Nostálgica, e acabou montando sua própria editora, a Quadrada. 

Público: pessoas que se interessem por autopublicação, editoração de livro e fanzine.

Vagas: 10

 

9h – 12h | Projeto QUATI - Educação e HQ, com Natânia Nogueira e Valéria Fernandes

A oficina pretende apresentar a história das histórias em quadrinhos e discutir o seu uso como material didático e paradidático, assim como suas possibilidades como fonte de pesquisa para alunos de todos os níveis desde o Ensino Fundamental até a Universidade. Engloba não apenas um debate teórico, como também um exercício prático, tendo em vista as necessidades diárias do trabalho docente.

Natânia Nogueira – historiadora e professora. Coordena o Projeto Gibiteca, na E. M. Judith Lintz Guedes Machado desde 2007, projeto reconhecido pelo MEC em 2008, com o Prêmio Professores do Brasil. Contribuiu com artigos para a revista francesa Papiers Nickelés e tem diversos textos publicados sobre a temática da mulher em HQs e sobre quadrinhos e projetos educativos.

Valéria Fernandes - graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e mestre em História Social pela mesma universidade (2001),doutora em História pela UNB (2008). Professora do Colégio Militar de Brasília. Experiência na área de História, com ênfase em Estudos de Gênero, trabalhando com os seguintes eixos temáticos: gênero, idade média, igreja, estudos feministas, religiosidade, franciscanismo, história das mulheres, quadrinhos aplicados ao ensino de história e questões de gênero nas HQs. 

Público: Professores da educação básica e/ou superior, estudantes de graduação e pesquisadores das áreas de cominicação, artes e educação.

Vagas: 25

 

10h30h – 12h | Projeto QUATI - Criação de personagens, com Rebeca Prado (público infantil)

A oficina visa administrar porções de análise de personagens já existentes e produção de personagens criados pelos alunos de forma a aumentar o repertório gráfico para criação de novos ícones, estudo de núcleo dramático, arquétipos e características físicas.

Rebeca Prado - bacharel em Artes Visuais com habilitação em Cinema de Animação pela UFMG, formada nos cursos de Desenho Artístico, Ilustração Digital e Quadrinhos na Casa dos Quadrinhos. É autora dos livros “Baleia #1”, “Baleia #2”, “Navio Dragão” e “Carne”. É professora da Casa dos Quadrinhos dos cursos infantil, técnico e artístico. Além disso, é ilustradora para os mercados editorial e publicitário.

Público: interessados em desenho - Crianças a partir de 6 anos até 12 anos.

Vagas: 10

Carga horária: 1h30

 


Dia 30 de julho – sábado

 

9h30 | Painel: Troca de experiências - Meu primeiro quadrinho: O processo de criação, execução e venda. Erros e acertos

Abertura: Day Lima 

10h30 | Ficção Científica - o primeiro roteiro (Germana Viana - SP, Mariana Cagnin - SP e Edna Lopes - RJ)

13h30 | Como entrar no mercado de quadrinhos (Cris Peter – RS, Cris Eiko - SP e Carol Christo - BH)

14h| Edição Especial “Leia Mulheres BH” – Clube de Leitura na Gibiteca Gobbo

15h30 | Meu primeiro negócio: sobre vendas e feiras (Tais Koshino – Feira Dente, Raquel Gontijo – A Bolha, Ana Costa – Gibiteria e Helen Murta - Faísca)

18h30 | Deu branco - O processo criativo (Lu Cafaggi – BH, Bi Anca – BH, Giovana Medeiros - RS e Fernanda Nia - RJ)

20h | Encerramento do dia

 


Dia 31 de julho – domingo

 

9h30| Mãe ao quadrado. Pari um filho e um quadrinho (Thaíz Leão - SP, Francizca Nzenze - Angola)

11h | Meu primeiro quadrinho publicado (Ellie Irineu– MS, Débora Santos – CE, Laura Athayde - BH)

14h| Terror - o primeiro roteiro (Ana Recalde - RJ, Camila Torrano – SP e Bianca Pinheiro - PR)

16h| Além do Brasil (Sole Otero- Argentina, Mariela Acevedo – Argentina, Clara Lagos - Argentina e Supnem - Chile)

18h30 | Encerramento do evento - Considerações finais do Encontro 

20h | Fechamento da segunda edição

 


OFICINA

 

9h – 12h | Portfólio, com Cris Peter

A oficina tem o objetivo de capacitar o participante a auto-avaliar, selecionar e apresentar seus trabalhos para o mercado. A proposta também inclui informações sobre como administrar carreira e como se portar diante as criticas e avaliações.

Cris Peter – trabalha com colorização digital de histórias em quadrinhos para o mercado internacional, há mais de 14 anos. As editoras DC, Marvel e Image estão entre seus clientes. Através delas, já coloriu títulos como Superman/Batman, Astonishing X-Men, Fantastic Four, Captain America & Namor, Hawkeye vs Deadpool. Como escritora, lançou seu livro teórico “O Uso das Cores” e, atualmente, tem um projeto autoral com o coletivo Estúdio Complementares e com a desenhista Érica Awano chamado “Patas Sujas”. Cris também está envolvida no selo Pagu Comics como autora do título “Quimera”.

Público: criadores/fornecedores de material de entretenimento (ilustradores, escritores, coloristas, entre outros)

Vagas: 10

 

Programação permanente

29 a 31 de julho das 9h às 20h

- Feira (Mesas de vendas e lançamentos de quadrinhos e outro produtos)

- Exposição: Chicks on Comics 

 

(*) A programação está sujeita à alteração.

(*)Inscrições gratuitas para as oficinas encerradas.

 

 

SERVIÇO

2º Encontro Lady’s Comics

De 29 a 31 de julho de 2016

Das 9h às 20h

Centro de Referência da Juventude | Rua Aarão Réis - Centro – Belo Horizonte / MG

Entrada gratuita

Mais informações: facebook.com/ladyscomics ou ladyscomics.com.br/elc/