Contos registram oito décadas de histórias

Paulo Henrique Silva
phenrique@hojeemdia.com.br
20/01/2017 às 16:57.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:29

Encontros para celebrar anos de formatura geralmente envolvem colegas de faculdade – no máximo, dos tempos de colégio. Mas uma turma do primário (hoje ensino fundamental) fazer uma reunião de 50 anos não é todo dia que se vê. 


Maria do Carmo Arreguy Corrêa foi uma das convidadas dessa turma. Era a sua professora no Instituto de Educação, em Belo Horizonte. Tanto carinho e cumplicidade podem ser compartilhados no livro “Presença Ainda”, lançado recentemente pela editora Outubro.

Na forma de contos, ela põe no papel alguns desses encontros mágicos que teve durante 86 anos de vida. “São 11 contos sobre pessoas que me marcaram, vivas ainda ou não, próximas ou já distantes. A principal marca deixada por elas foi a promoção humana”.

Maria do Carmo sempre foi uma observadora atenta, uma característica que aprimorou na época do curso de teatro. “Aprendia os tiques, os gestos, o que estava nos rostos, para poder usar no palco. Diferenças físicas e emocionais”, registra a escritora, que é mãe dos jornalistas Cláudio Arreguy, Cássio Arreguy e Fabiana Arreguy.

Painel
Pessoas passaram e não saíram da imaginação dela. “É um livro cheio de sentimento. Mas não é piegas. É quase um painel de fotografias”, define Maria do Carmo, que, “modéstia à parte”, diz ter uma memória prodigiosa, fruto do gosto pela literatura.

O livro anterior da autora foi “Não Só na Lembrança” (2012), com casos da infância e juventude em Caratinga. Ela já vislumbra um terceiro, que também terá a forma de contos e relatará outras passagens de sua vida, quase toda ela dedicada a ensinar.

“É a coisa que mais gostei de fazer. Na sala de aula, criava textos, passeava com os alunos. Tive turmas muito especiais. Todo dia encontro com meus ex-alunos. São como filhos para mim”, assinala.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por