Flip começa na quarta e vai reverenciar Drummond

Leida Reis - Do Hoje em Dia
03/07/2012 às 11:18.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:16
 (Nelson Toledo)

(Nelson Toledo)

Com reverência aos 110 anos do nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade, começa na quarta-feira (4) a 10ª Feira Literária Internacional de Paraty (Flip). Todos os ingressos para 14 mesas na Tenda dos Autores estão esgotados há alguns dias. A curadoria do evento é do jornalista Miguel Conde.

Escritores estrangeiros, como o inglês Ian McEwan, autor de “Reparação”, Jennifer Edan (vencedora do Pulitzer 2011 com “A visita cruel do tempo”), o espanhol Javier Cercas e a cubana Zoé Valdés, vão se juntar a brasileiros, a exemplo de Silviano Santiago, Antonio Cícero, Luis Fernando Verissimo, Zuenir Ventura e muitos outros para debates, até o próximo domingo, sobre a força e as delícias da literatura.

O ganhador do Prêmio Nobel 2008, J.M.G. Le Clézio, cancelou sua vinda ao Brasil por problemas de saúde. Com isso, o espanhol Enrique Vila-Matas terá participação dupla na Flip: na conferência “Música para Malogrados” e na mesa “Apenas literatura”, ao lado do chileno Alejandro Zambra.

Um dos pontos altos do evento será o encontro entre os caricaturistas Laerte e Angeli “Quadrinhos para Maiores”, no sábado, às 21h30. Antes, nos dias 6 e 7, os dois ícones do cartoon brasileiro ministram oficina a alunos selecionados pelo evento, falando sobre criação, suas referências culturais e o mercado profissional. É uma das mesas mais concorridas do evento.

Além da própria literatura, temas como o urbanismo serão tratados na feira de Paraty. O escritor indiano Suketu Mehta, autor de “Bombaim: Cidade Máxima” e que ministra aulas em Nova York, falará sobre megalópoles e suas riquezas culturais. Ele divide a mesa com o antropólogo Roberto DaMatta.

Também a proliferação de feiras literárias no Brasil e os novos caminhos da literatura brasileira no exterior serão destaque, dentro da programação da Fundação Itaú Cultural em Paraty. Com apoio da Biblioteca Nacional já são realizados 150 eventos por ano. Um exemplo de autor que hoje vive de sua escrita com agenda fora do país é o mineiro Luiz Ruffato, que está da Flip, e até 2014 participa de eventos no exterior. “Percebe-se que a literatura brasileira nunca foi tão falada e encontrou tantas possibilidades como hoje”, afirma Claudiney Ferreira, gerente do Núcleo de Literatura e Audiovisual do Itaú Cultural.

Para rememorar o poeta de Itabira, Carlos Drummond de Andrade, uma estátua viva do escritor homenageado vai percorrer as ruas da cidade, distribuindo autógrafos. Haverá debates na Tenda dos Autores e lançamento de quatro títulos do projeto de reedição da sua obra completa: “Antologia Poética”, “Sentimento do Mundo”, “As impurezas do Branco” e “José”, pela Companhia das Letras.

A exposição “Faces de Drummond – O Poeta e seu Avesso” vai ocupar a Casa da Cultura de Paraty até 10 de dezembro. O curador da Feira Literária, Miguel Conde, destaca os poemas dos anos 20, publicados em jornais e revistas e jamais reunidos em livros, como ponto alto da mostra.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por