Escrito pelo jornalista Bruno Moreno e com ilustrações de Anna Cunha, “O Livro de Akva”, que está em processo de financiamento coletivo no site Catarse, acompanha a jornada de uma molécula de água que se descongela na Antártida e chega ao Brasil em forma de nuvem. Por aqui, ela passa por Ouro Branco, pelo Rio Paraopeba, atravessa Brumadinho e segue até o Nordeste.

Tendo a jornada de Akva como pano de fundo, a obra aborda desafios do universo infanto-juvenil e questões que vão desde o meio ambiente a conhecimentos de história, biologia, geografia, química e física.Com uma linguagem voltada a um público mais jovem, a obra discute também a complexidade do Planeta Terra, além de apresentar conteúdos áridos de forma suave.

Personagem

Akva, nome dado à molécula,  significa aguado em Esperanto, a língua criada com o intuito de ser universal, falada e compreendida por todos. Assim também é a protagonista da história. Ela quer chegar em todos os cantos do mundo, levar vida e esperança às pessoas de um planeta que passa por uma transformação que tem afetado não apenas a humanidade, mas também a fauna e a flora.