Após lançamento em alguns dos principais festivais do Brasil e do mundo, como Annecy (França), Gramado, Brasília e Kinoforum, o livro “Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais” chega a Belo Horizonte, amanhã (20) a partir das 15h, na Casa dos Quadrinhos. 

Terceiro livro da coleção “100 Melhores”, produzida pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), Canal Brasil e Grupo Editoral Letramento, o lançamento terá debate e tarde de autógrafos com alguns dos 12 autores mineiros da publicação.

"Animação Brasileira" conta com textos dos professores Ana Andrade, Antonio Fialho, Daniel Werneck, Luiz Nazario, Mauricio Gino e Simon Brethé; do escritor João Batista Melo; e dos críticos de cinema Daniel Oliveira, Marcelo Miranda, Pablo Villaça, Paulo Henrique Silva e Renato Silveira.

Fartamente ilustrada e com mais de 100 autores que assinam ensaios e artigos históricos sobre filmes, movimentos e personagens da animação nacional, a publicação foi feita em parceria com a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) para comemorar o centenário da técnica no Brasil.

 

menino

Ganhador do Festival de Annecy e indicado ao Oscar de melhor animação, "O Menino e o Mundo" encabeça o ranking feito pela Abraccine

 

“Animação Brasileira” busca suprir a ausência de bibliografia sobre a animação, especialmente em relação ao formato curta-metragem. Muitos filmes receberam no livro a primeira análise crítica e outros ganham abordagens aprofundadas escritas por alguns dos mais importantes críticos e especialistas.

Entre as produções mineiras presentes no livro estão "Castelos de Vento", de Tania Anaya; "Lúmen", de Willian Salvador, "O Céu no Andar de Baixo", de Leonardo Cata Preta, "Égun", de Helder Quiroga, "Balanços & Milkshakes", de Erick Ricco e Fernando Mendes; "Casa de Máquinas", de Daniel Herthel e Maria Leite, "O Quebra-Cabeça de Tárik", de Maria Leite, e "Vênus - Filó, a Fadinha Lésbica", de Sávio Leite.

Organizado por Gabriel Carneiro e Paulo Henrique Silva, o livro também teve o apoio da Klaxon e o patrocínio do Ministério da Cultura, através do edital nº 11 da Ancine, FSA e BRDE. “Animação Brasileira” também pode ser adquirido pelo e-mail contato@editoraletramento.com.br