O livro "A Forma Realizada: O Cinema de Animação", do critico cubano Dean Luis Reis, ganhou tradução do cineasta mineiro Sávio Leite e estará à venda, a partir desta sexta (19), na livraria Ouvidor (Rua Fernandes Tourinho, 253, Savassi).

Professor de cinema da Escola Internacional de Santo Antonio de los Baños, em Cuba, Reis é autor de outros livros sobre cinema, como "A Visão Sob Assédio: O Documentário Reflexivo Cubano" e "Werner Herzog: La Búsqueda de la Verdad Exotica".

Em "O Cinema de Animação", lançado em 2014, ele comenta o trabalho dos pioneiros da animação no século 20 e se propõe a discutir a animação japonesa partindo de dois de seus expoentes, Osamu Tezuka e Hayao Miyazaki, além de analisa a diferença entre mangá e anime e como essas obras impactaram o Ocidente.

A produção do realizador cubano Juan Padrón, que assina o cultuado filme "Vampiros de Havana" (1985), é alvo de análise, ssim como o russo "O Conto dos Contos", de Yuri Norstein, considerado uma das animações mais importante da historia.

O livro é quarto dedicado à animação pela Mostra Udigrudi Mundial de Animação (Mumia) e o segundo com tradução de Sávio Leite, que organiza o festival em Belo Horizonte.