Esconder do filho que ele era adotado nunca passou pela cabeça da jornalista Luciana Neves Moreira. Mas a certeza de que o garotinho merecia saber a verdade esbarrava numa aflição comum às mães de coração: como tratar o assunto com quem mal deixou as fraldas? 

A saída veio após um estalo, numa das noites em que Luciana colocava Marcelo para dormir. “Agora você vai ouvir uma história muito bonita”, anunciou, do nada. 
Assim o caso do menino que vivia na nuvem e se comoveu com uma moça que não podia engravidar começou a ganhar forma: entre bocejos do garoto de dois anos que, mesmo sonolento, prestava atenção em cada palavra dita pela mãe junto à cabeceira da cama. 

Na fábula, um menininho vive no céu e descobre uma moça que, cá embaixo, chora sempre por não conseguir ter um bebê com o marido. 
Decide então ser o filho dela, mesmo após um anjo avisar que para isso terá que nascer da barriga de outra mulher. 

“Eu contava a historinha toda noite, e o Marcelo já sabia até de cor. Um dia ele falou: ‘Mamãe, esse sou eu!’ Foi muito emocionante”, recorda Luciana. 
Missão cumprida sem pressa, sem mentiras e sem traumas, ela resolveu colocar no papel o enredo que tinha o próprio filho como protagonista.
No início, a intenção era a de fazer um livro para amigos e parentes, mistura de recordação e homenagem ao herdeiro. 

Mas aí veio a ideia de usar aquela mesma história para inspirar outras famílias a falar de adoção. “Por que omitir isso do filho? É a vida daquela pessoa, que tem o direito de saber como chegou àquele lar. E ninguém melhor do que os pais, que participaram de tudo, para contar”, defende a jornalista, que recebeu Marcelo nos braços quando ele tinha seis dias. “Cabe a nós mostrarmos que o filho foi muito desejado, é amado e pertence à família”. 

Agora Luciana quer levar “O Menino que Morava na Nuvem” às escolas, para ensinar às crianças que a adoção existe e que é possível formar uma família de outras maneiras. “O amor está na base de tudo. Saber disso ajuda a evitar o preconceito”, diz. Palavra de quem nutre, todos os dias, a maior paixão do mundo. 
 

Serviço: “O Menino que Morava na Nuvem”
Luciana Neves Moreira
Editora Ramalhete
Preço: R$ 33,50 no site nuvemdeamor.com.br