Livro do mineiro Joaquim Elias se debruça sobre o fascinante universo dos bufões

Lucas Buzatti
lbuzatti@hojeemdia.com.br
15/01/2018 às 15:49.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:46
 (Athos Souza/Divulgação)

(Athos Souza/Divulgação)

O professor, bailarino e diretor teatral Joaquim Elias lança, nesta quarta-feira (16), no Guaja, o livro “No Encalço dos Bufões”. Editada pela Javali e feita com recursos do Fundo Municipal de Cultura, a publicação traça um retrato psicológico e histórico do bufão, da antiguidade ao teatro contemporâneo.

O livro organiza a pesquisa do mineiro, que se debruça sobre essa linguagem cênica desde 2003, quando estudou com o pedagogo teatral francês Philippe Gaulier, em Paris. “Ao voltar para o Brasil, decidi continuar a pesquisa e percebi que havia pouco material em português sobre o assunto”, conta.

Segundo Elias, a pesquisa considera uma raiz arquetípica comum aos palhaços e comediantes populares. “São tipos cômicos bizarros, que trazem o signo da exclusão e nos colocam face a questões que não são aceitas em uma sociedade normatizada”, completa, ressaltando que o lançamento terá um bate-papo com a diretora teatral Juliana Saúde Barreto e o psicólogo junguiano Fernando Rocha Nobre.

Serviço: Lançamento de “No Encalço dos Bufões”, de Joaquim Elias. Quarta-feira (16), às 19h30, no Guaja (av. Afonso Pena, 2.881, Centro). Entrada franca, com distribuição gratuita de exemplares do livro. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por