Em vez de um garoto que vai parar numa escola para bruxos ou de uma menina que é capaz de encontrar um mundo mágico dentro do guarda-roupa (como nas séries “Harry Potter” e “As Crônicas de Nárnia”, respectivamente), imagine um adolescente entrando num universo de aventuras cheio de criaturas fantásticas brasileiríssimas.

Na série “As Aventuras de Tibor Lobato” (Jangada), o escritor e músico Gustavo Rosseb se inspira no folclore brasileiro para contar as aventuras de um garoto. Aqui aparecem a Mula sem Cabeça, o Curupira, o Saci, o Boitatá e outros personagens que já foram muito comuns na história oral, mas que hoje são desconhecidos pelas crianças.

Trata-se de uma trilogia. O primeiro volume, “O Oitavo Vilarejo”, foi lançado ano passado, enquanto o segundo, “A Guardiã de Muiraquitãs”, chegou recentemente às livrarias. O terceiro volume já está sendo redigido e os direitos de filmagem foram vendidos – por sinal, o próprio Gustavo, que é formado em Rádio e TV, será o roteirista do longa-metragem.

Segundo o autor, desenvolver essa história foi a oportunidade de reunir duas paixões. “Sou um grande fã de literatura infanto-juvenil, como ‘Harry Potter’, ‘Jogos Vorazes’ e ‘Percy Jackson’. E, ao mesmo tempo, sempre temi as histórias de assombração que nos contam sempre que vamos a um sítio do interior”, diz Gustavo, que é ainda vocalista da banda Capela.

Pesquisa

Ele conta que vai além da absorção das informações passadas por pessoas do interior e pesquisas sobre personagens folclóricos – especialmente em livros de Câmara Cascudo. “Incluo figuras que todos conhecem, mas dou uma resignificada nelas. Por exemplo: tem vários sacis no imaginário do brasileiro, mas decidi pegar um Saci mais velho”, explica Gustavo, acrescentando que uma personagem que ganhou forte destaque na história foi a Pisadeira, que no folclore paulista é uma senhora com pés compridos que pisa no estômago de quem dorme, provocando pesadelos.

Sinopses

Assim como acontece nos best-sellers infantojuvenis, o tom de aventura e mistério toma toda a trama. Em “O Oitavo Vilarejo”, Tibor e sua irmã perdem os pais em um incêndio e vão morar com a avó em um sítio. Eles correm perigo depois de descobrir a relação entre seus familiares e seres fantásticos que habitam a região. Na capa, uma ilustração dos irmãos fugindo do Boitatá.

Já em “A Guardiã dos Muiraquitãs”, o protagonista se envolve em uma história com direito a personagens subaquáticos, ataques de lobisomens e filhotes de Saci.

Conheça a banda de Gustavo, Capela: