‘Lua em Escorpião’ reúne Luan Nobat, Mariana Cavanellas e Bernardo Brauer

Lucas Buzatti
lbuzatti@hojeemdia.com.br
28/03/2018 às 18:19.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:04
 (Marcos Tibúrio/Divulgação)

(Marcos Tibúrio/Divulgação)

Quando decidiram transformar um encontro casual num projeto coletivo, os artistas mineiros Luan Nobat, Mariana Cavanellas e Bernardo Brauer tiraram o mapa astral de alguém que nascia naquele dia. A partir daí, o trio se propôs a apresentar, aos poucos, essa cartografia astrológica-musical em uma série de apresentações. Intitulado “Lua em Escorpião”, o primeiro show acontece nesta quinta (29), no Idea Casa de Cultura.

Cantores e compositores ativos da cena musical de Belo Horizonte, os três artistas têm se dedicado a seus trabalhos solos. Enquanto Nobat investiga timbres e nuances rítmicas em álbuns como “Estação Cidade Baixa” (2017), Brauer experimenta um processo solitário calcado em loops e programações, em paralelo a seu trabalho nas bandas Pequeno Céu e Moons. Canavellas, por sua vez, se divide entre o vocal da banda Lamparina e a Primavera e o primeiro disco solo, intitulado “Capa”, ainda em gravação. 

Para Nobat, o projeto reúne as potências dos três músicos. “A Mariana tem uma voz espetacular, o Bernardo trabalha essa coisa do loop e eu faço uma pesquisa tímbrica e rítmica da guitarra”, sublinha. “Quando nos encontramos a primeira vez, percebi que estávamos criando coisas parecidas, que havia a possibilidade de timbrar as três vozes de um jeito legal. Então, começamos a investigar o que poderíamos fazer juntos”, completa.

Nobat, Brauer e Canavellas identificaram, então, interseções musicais para construir um repertório comum. “Começamos tocando artistas que os três admiram, como Jards Macalé, Jorge Mautner e Secos e Molhados. Depois, incluímos gravações de músicas nossas que tinham a ver com esse universo”, conta Nobat. “Partimos de três canções autorais. A ‘Praia da Estação’, que está no meu último disco, e duas canções inéditas, uma do Bernardo, chamada ‘Calçada’, e outra da Mariana, chamada ‘Eco’”, diz. 

“Essas músicas viraram a tríade-mãe do projeto. Fomos para o estúdio e começamos a experimentar outras canções, intervindo um no trabalho do outro”, continua Nobat. “Os ensaios foram super relaxados, e cada momento era uma descoberta diferente. Quando vimos, tínhamos sete músicas que construíam uma narrativa, o roteiro de um show”, diz. 

Nobat revela, ainda, que a ideia futura é desenvolver composições em parceria. “Queremos fazer vários shows e chegar no fim do ano com um grande espetáculo, homenageando mestres, artistas da geração e apresentando coisas nossas. Depois, a ideia é pensar em composições conjuntas”, finaliza. 

Serviço: “Lua em Escorpião”, com Nobat, Mariana Canavellas e Bernardo Brauer. Quinta-feira (29), às 20h30, no Idea Casa de Cultura (Rua Bernardo Guimarães, 1.200 – Funcionários). Ingresso: R$ 20 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por