Imagine ter como guia de uma exposição o próprio artista criador da obra em cartaz. Agora anote na agenda e programe-se: nesta terça (19), às 19h, o pintor Mário Zavagli apresenta uma visita guiada pela mostra “Gravuras e Aquarelas” na Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube. Durante a atividade, o artista vai explicar a história da inspiração para as obras.

A exposição está aberta ao público até o dia 14 de junho e apresenta paisagens, em técnica de aquarela e gliclée print, inspiradas nas peças feitas pelos artistas que excursionaram pelo Brasil durante o século XIX. Os trabalhos estão dispostos na galeria 36 obras que formam uma série de aquarelas naturalísticas, e mostram a Serra da Mantiqueira e a Cadeia do Espinhaço, numa clara homenagem aos pintores viajantes.

Estes artistas percorreram o Brasil com o objetivo de retratar a exuberância da fauna e flora nacional, bem como a sua riqueza de relevos e território. Na ocasião Zavagli passeia na Galeria de Arte com os visitantes e explica sua forma de trabalho além de contar sobre os artistas que fizeram as expedições diplomáticas no país no século XIX.

É importante lembrar que o Brasil do século XIX ainda era um local desconhecido e pronto para ser explorado. Os colonizadores e demais países europeus tinham grande curiosidade em saber como era este lugar tão distante e, para apresenta-lo, foram promovidas expedições com cientistas e desenhistas. Estes artistas tinham como objetivo retratar a fauna e a flora do país, para mostrar aos europeus.

Serviço
Visita Guiada Gravuras e Aquarelas com Mário Zavagli
Dia 19 de maio, às 19h na Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube (rua da Bahia, 2244, Lourdes)
Visitação da exposição: terça a sábado, das 10 às 20h. Domingos e feriados, das 11 às 19h.