Sim, no inverno a cama fica mais gostosa e, para muitas pessoas, aumenta a vontade de ficar em casa. Mas não deixe a preguiça te pegar, pois em Belo Horizonte e região há dezenas de atrações bacanas e gratuitas. A programação atende aos gostos de quem gosta de festa junina, de quem curte uma boa música, de quem aprecia um bom filme ou para quem se arrisca no skate.

A lista conta com apresentação de Fernanda Takai em parceira com a Orquestra Ouro Preto, mostra de filmes de Pedro Alomodóvar, o Arraial de Belo Horizonte na Praça da Estação, Feira Aproxima e concerto da Filarmônica, entre outros. 

Confira os destaques gratuitos do fim de semana e programe-se:

SEXTA (28)

Arraial de BH tem show de Naiara Azevedo

Nesta sexta, tem início o Arraial de Belo Horizonte 2019. Além das apresentações das quadrilhas, o público conta com as delícias da Vila Gastronômica. O destaque do palco deste primeiro fim de semana é a cantora sertaneja Naiara Azevedo, que se apresenta na noite de domingo. Na sexta, acontece o show da dupla Beto e Breno, enquanto no sábado o público curte a música de Renan e Rafael.

Onde: Praça da Estação

Quando: sexta, a partir das 18h, sábado e domingo, a partir das 15h

Humberto Mauro exibe filmes de Almodóvar

Pedro Almodóvar, um dos mais expressivos cineastas da Espanha e do mundo é o protagonista na nova mostra do Cine Humberto Mauro. Reunindo 19 obras do diretor, a Mostra Almodóvar se dedica aos melodramas e comédias, com temas como homossexualidade, transexualidade, prostituição, sexo, terrorismo e corrupção.

Onde: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537)

Quando: veja programação aqui

Festival de jazz em Tiradentes

Tiradentes recebe o "Festival de Blues e Jazz" em homenagem ao cantor de blues JJ Jackson, falecido no ano passado. As atrações musicais ficam por conta das bandas Tia Carroll, Big Joe Manfra, Igor Prado e Cuca Teixeira. Programação completa: www.productioneventos.com.br

Onde: Santíssimo Resort (rua dos Inconfidentes, 140, Centro Histórico, Tiradentes) e Praça da Rodoviária (rua São Francisco de Paula, 71, Tiradentes)

Quando: Sexta e Sábado, a partir do 12h

Takai e Orquestra Ouro Preto em concerto

Para celebrar os 22 anos do “Projeto Sexta na Feira”, a cantora Fernanda Takai e a Orquestra de Ouro Preto realizam uma apresentação musical em Nova Lima. No repertório, uma homenagem a Tom Jobim.

Onde: Praça Bernardino de Lima (Centro de Nova Lima)

Quando: Sexta, às 20h

 

SÁBADO (29)

3º BH Skate Invasion na Pampulha

Campeonato que atrai skatistas de todo Brasil, o 3º BH Skate Ivasion é um espaço aberto a meninos e meninas, paraskate, veteranos e grandes estrelas do esporte mundial. Além do campeonato, o BH Skate Invasion traz várias atrações como música no teatro de arena, escolinha de skate, escola de grafite e food trucks.

Onde: Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado (rua dos Desembargador Lincoln Prates, 240, Itapoã)

Quando: Sábado e domingo, das 9h às 18h

Feira Bom Levar em Nova Lima

A Feira Bom Levar reúne comida e atrações musicais em Nova Lima. Serão 17 barracas com bebida, comida de boteco e “comida da roça”, além de produtos como plantas e arranjos naturais. Haverá, ainda, sorteio de produtos das barracas.

Onde: Praça Bernardino de Lima (Centro de Nova Lima)

Quando: Sábado, das 8h às 14h

Carlos Malta na Praça Floriano Peixoto

Após uma estreia especial em maio, o BH Instrumental parte para o segundo show da série em 2019. A Praça Floriano Peixoto será palco para o consagrado projeto Carlos Malta e Pife Muderno, que comemora 25 anos. A abertura será realizada por Túlio Araújo e o Projeto Dobradura, e o Senta a Pua Gafieira. 

Onde: Praça Floriano Peixoto (Santa Efigênia)

Quando: Sábado, às 19h

Café Controverso: Edição Viver Bem

O Projeto Café Controverso traz nesta edição palestras sobre prevenção de acidentes na infância. O debate será mediado por especialistas da área médica Marislaine Lumena de Mendonça e Lúcia Maria Miana Mattos Paixão.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários)

Quando: Sábado, das 10h às 12h

História da Astronomia para crianças

O Espaço do Conhecimento UFMG realiza um bate-papo sobre a história da astronomia na capital mineira. A classificação é a partir dos 10 anos.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários)

Quando: Sábado, às 14h

Sábado com Libras: Librário do Conhecimento

Visitantes poderão aprender mais sobre a Língua Brasileira de Sinais em uma brincadeira de baralho. A atividade será conduzida pela atriz e intérprete de Libras Dinalva Andrade. A classificação é livre.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários)

Quando: Sábado, às 15h

Caminhos do Movimento: latência

A exposição “Energia em Movimento” traz uma reflexão sobre os conceitos de latência. A atividade tem duração prevista de uma hora e é voltada para maiores de nove anos. Interessados devem retirar uma senha na recepção.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários)

Quando: Sábado, às 18h15

Lançamento de livro “memorial” de Jorge Dikamba

Ao som de voz e violão, o escritor Jorge Dikamba lança o livro “Memorial”, que reúne 15 contos sobre a condição existencial do ser humano. O evento terá a apresentação, com músicas inspiradas na temática do livro de contos.

Onde: Memorial Vale (Praça da Liberdade, 640)

Quando: Sábado, às 11h

Oficina Desde Pequeno no CCBB

Crianças e adultos poderão confeccionar fantoches de meia na oficina Desde Pequeno do projeto Lugar de Criação. A atividade tem duração de 2h e a classificação indicada é de 8 meses a 6 anos, acompanhado dos pais ou responsáveis.

Onde: CCBB (Praça da Liberdade, 450, Funcionários)

Quando: Sábado e domingo, às 11h e às 15h

Feira Aproxima no BH Shopping

A Feira Aproxima faz uma homenagem à cozinheira Dona Lucinha, que morreu em abril deste ano, com a realização de pratos criados pela cozinheira por vários chefs. O evento também traz apresentações de cordel, quadrilha e seresta e a barraca do restaurante Dona Lucinha.

Onde: BH Shopping (BR-356, 3049, Belvedere)

Quando: Sábado, das 10h às 17h

Festival "Ponta a Pé Cultural" – parte 1

O grupo Teatro&Cidade realiza a apresentação de rua do espetáculo "Intermitentes" no Festival "Ponta a Pé Cultural" em Venda Nova. O festival também traz um cortejo cultural e rua de lazer, com apresentação do espetáculo "Faça algum barulho", do Grupo Rui Moreira Cia de Danças.

Onde: Pracinha da Regional / Praça Amintas de Barros - Bairro Venda Nova

Quando: Sábado, às 10h

Festival "Ponta a Pé Cultural" – parte 2

O grupo Teatro&Cidade realiza a apresentação de rua do espetáculo “Seis Personagens” no Festival "Ponta a Pé Cultural".

Onde: av. Leontino Francisco Alves com rua Jacob Marra de Freitas, bairro Serra Verde

Quando: Sábado, às 14h

 

DOMINGO (30)

Orquestra Filarmônica em Betim

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais fará uma apresentação musical em Betim. O evento traz uma linha do tempo musical desde a “Sinfonia nº 40” de Mozart a “ET: Aventuras na Terra” de John Williams.

Onde: Praça Milton Campos (Centro de Betim)

Quando: Domingo, às 11h

Garagens Periféricas vai ao Nova Cintra

O Projeto Garagens Periféricas traz para as garagens de periferias da capital atrações circenses. A classificação é livre.

Onde: Rua Azeredo Neto, 52, Nova Cintra

Quando: Domingo, às 10h

Exibição de documentário Marias: a fé no feminino

O curta Marias: a fé no feminino, da cineasta britânica Joana Mariani, será exibido no Espaço do Conhecimento da UFMG. A produção retrata a devoção à Maria, mãe de Jesus como representação da força e o cuidado feminino. Em sequência, o público participa de um debate sobre as mulheres latino-americanas e a cultura do continente. A classificação é livre.

Onde: Praça da Liberdade, 700, Funcionários

Quando: Domingo, às 14h

Contação de histórias no shopping

A dupla Mário Alves e Andressa Versi, da Cia Arte de Compartilhar Histórias, contam ao público as histórias "O pescador, o anel e o rei" e "Emengarda, a barata" no Minas Shopping. O evento tem classificação livre.

Onde: Minas Shopping (av. Cristiano Machado, 4000, União

Quando: Domingo, a partir das 14h

Concertos Dominicais com o Coro Feminino da Uemg

O projeto Concertos Dominicais Peter Lund recebe o Coro Feminino da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e Camerata de Violões para uma apresentação aberta ao público. As apresentações incluem no repertório as canções “Ave Maria”, “Cajuína”, “Modinha”, “Xote das Meninas”, dentre outras.

Onde: Auditório do Museu de Ciências Naturais (av. Dom José Gaspar, 290, Coração Eucarístico)

Quando: Domingo, às 11h

Comunidade é convidada a aulão de ioga

A programação do BH é da Gente – Savassi deste domingo conta com o projeto Yoga no Asfalto, que promove uma prática coletiva aberta à comunidade. É recomendável que cada um compareça com tapete, toalha ou canga para a atividade. Também haverá espaço para recreação (futebol, tabela de basquete, mesa de totó e de pingue-pongue, rede para voleibol, peteca ou badminton) e cantinho infantil com bambolês, pula-corda, amarelinha e mesinhas para as crianças colorirem e desenharem.

Onde: Encontro das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas

Quando: Domingo, das 8h30 às 13h

Arautos do Gueto promove aula de percussão

No BH é da Gente – Silva Lobo, o Grupo Cultural Arautos do Gueto, da comunidade Morro das Pedras, realizará uma oficina de percussão e um bate-papo com o público. A atividade será aberta para faixa etária a partir de 10 anos. O objetivo do coletivo é unir públicos de diferentes estilos musicais em uma só oficina rítmica de percussão.

Onde: av. Silva Lobo, entre as ruas Xapuri e Garret, Grajaú

Quando: Domingo, das 9h às 13h

Ars Nova se apresenta na Casa Fiat de Cultura

A Capela de Santana, que fica no jardim da Casa Fiat de Cultura, será palco do concerto De 2 em 2: um breve passeio pela história da música coral, apresentado pelo Ars Nova – Coral da UFMG. A apresentação será aberta com as obras renascentistas "Matona mia cara", de Orlando di Lasso, e "Si ch'io vorrei morire", de Cláudio Monteverdi. O coral também passará por produções de Domenico Scarlatti, Johann Sebastian Bach, Mozart, Schubert, Brahms e Marlos Nobre. O encerramento se dará com um medley de músicas do compositor Milton Nascimento.

Onde: Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade)

Quando: Domingo, às 11h

(*) Cinthya Oliveira e Amanda Souza, sob supervisão de Cássia Eponine