Música de Rita Lee inspira exposição do ‘Valores de Minas’

Cinthya Oliveira/Hoje em Dia
04/09/2014 às 08:32.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:04
 (Carlos Normando/Murilo Ribeiro Borges/)

(Carlos Normando/Murilo Ribeiro Borges/)

“Sexo frágil/Não foge à luta/E nem só de cama/Vive a mulher”. Os poderosos versos da música “Cor de Rosa Choque”, de Rita Lee e Roberto Carvalho, são o ponto de partida para o trabalho final de 50 estudantes que participaram, este ano, do curso de Artes Visuais do programa “Valores de Minas”.

Pinturas, desenhos, objetos, instalações, intervenções urbanas, fotografias 3D, esculturas e performances compõem a mostra “Não Me Provoque, É Cor de Rosa Choque”, que fica em cartaz entre esta sexta-feira (05) e dia 14, no Espaço Mari’Stella Tristão no Palácio das Artes.

“No ‘Valores de Minas’, há sempre um tema a ser trabalhado, escolhido no início do ano. Decidimos trabalhar o feminino e estudamos as artistas Lygia Clark, Lygia Pape e Marcia X. Depois, trouxemos a música de Rita Lee para que os alunos pudessem criar sobre ela”, afirma Carlos Normando, coordenador de Artes Visuais do “Valores de Minas”.

Todos os trabalhos trataram da dualidade cantada em “Cor de Rosa Choque”. Ao mesmo tempo em que há a beleza e fragilidade do feminino (o rosa), há também a força (o choque). “Os jovens tiveram liberdade para escolher os suportes em que se sentissem mais à vontade”, diz Normando.

Segundo ele, são pouquíssimos estudantes que seguem carreira na produção artística. Mesmo assim, todo esse aprendizado contribui muito para o futuro pessoal e profissional de cada um. “Com esse conhecimento, eles podem ter um melhor entendimento sua própria vida. Esses jovens serão mais sensíveis em qualquer carreira que escolherem”.

“Não Me Provoque, É Cor de Rosa Choque” no Espaço Mari’Stella Tristão no Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537). De terça a sábado, de 9h30 às 21h e domingos, de 16h às 21h. Até dia 14. Entrada franca.

 

Assita ao vídeo da música "Cor de Rosa Choque”


Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por