A Fundação de Educação Artística (FEA) foi selecionada pelo edital de chamamento público do programa Música Minas 2015 e oferecerá gratuitamente seis mini-residências artísticas para músicos mineiros neste ano, em seis diferentes regiões de Minas Gerais.

A diretora executiva da FEA, Berenice Menegale, comemora o apoio do Governo de Minas à ação. “Nesses anos todos, já levamos às várias instâncias públicas e privadas propostas de residências como essas, mas nunca tivemos este apoio”, pontuou.

“O Programa Música Minas mostra que sim, é possível levar profissionais entusiasmados e criativos à descoberta do potencial musical que certamente encontraremos nas diferentes regiões do Estado”, reforça Menegale acerca do programa estadual que disponibiliza R$ 405 mil para realização desse tipo de ação.

O QUE É?

Residência artística é o que se entende pela oferta de espaços e condições que possibilitem o trabalho criativo e produtivo, a pesquisa e experimentação de linguagens e o compartilhamento do fazer artístico.

O objetivo criar condições para o desenvolvimento de novas linguagens e o aprimoramento técnico do artista.

INSPIRAÇÃO

A obra “Seis Propostas para o Próximo Milênio”, de Ítalo Calvino, serviu de mote e inspiração para a equipe de mediadores da FEA. O livro do escritor italiano do século XX reflete sobre como trabalhar a leveza e pensa sobre como investir na “habilidade inata de subtrair peso às coisas”.