Quer curtir o fim de semana sem gastar muito? Belo Horizonte está cheia de atrações culturais interessantes com entradas gratuitas. São opções para quem aprecia música, teatro, cinema e gastronomia.

Um dos destaques da programação é o festival Orquestrando, que realiza uma edição gastronômica no Mercado Distrital do Cruzeiro neste sábado (18). Para atrair a criançada, estão programados shows e apresentação teatral. No mesmo local, no domingo (19), é a vez da festa “Ô Sorte”, em que Gustavo Maguá e convidados fazem uma homenagem à Beth Carvalho.

Para quem quiser sair de Belo Horizonte para curtir a beleza da Serra do Cipó, a boa pedida é a segunda edição do Tabuleiro Jazz Festival, que traz apresentações gratuitas de grandes nomes nacionais e internacionais da música instrumental.

Confira os destaques da programação gratuita e programe-se:

 

SEXTA (17)

Cinema e teatro se encontram em mostra

Tem início nesta sexta, no Cine Humberto Mauro, o Lumiar 6º Festival Interamericano de Cinema Universitário, que este ano tem como tema “Cinema e Teatro: Diálogos contemporâneos”. Às 19h30, acontece a Sessão de abertura, com a exibição dos filmes “Eu estou vivo” e “Plano Controle”, além da cena curta “Buraco-saudade”.

Onde: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537)

Quando: a partir de sexta

 

Tabuleiro recebe grandes nomes do jazz

O distrito de Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro, recebe neste fim de semana grandes nomes da música internacional. Entre os destaques da segunda edição do Tabuleiro Jazz Festival, está o americano Kenny Barron, que integra o Jazz Connection Trio, ao lado dos brasileiros Nilson Matta (contrabaixo) e Rafael Barata (bateria). O francês Nguyên Lê e os brasileiros Celso Moreira e Jorge Continentino também estão na programação. A edição deste ano vai trazer novamente a feira gastronômica, com curadoria do chef Danilo Simões Coelho, comidas regionais e bebidas.

Onde: rua Eloi Chaves, s/n, distrito de Tabuleiro, Conceição do Mato Dentro

Quando: de sexta a domingo

 

Mostra de Cinema Feminista no Sesc

Tem início nesta sexta, no Sesc Palladium, a Mostra de Cinema Feminista. Procurando dar visibilidade às produções de diretoras mulheres, no que tange o cenário restrito desse segmento nos festivais, mostras e outros espaços institucionais, a Mostra criou sua cara e seu lugar na cidade. Confira a programação aqui.

Onde: Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420)

Quando: a partir desta sexta, das 17h às 22h

 

SÁBADO (18)

Festival traz gastronomia e atrações para crianças

O projeto Orquestrando realiza uma Edição Gastronômica neste sábado. As atividades vão do plantio de hortas, passando pelo estímulo sensorial, aprendizado sobre a pirâmide alimentar até chegar ao consumo dos alimentos. A programação conta com a participação da chef Juliana Muradas, especialista em nutrição, mãe de gêmeos e idealizadora do projeto Inhame Inhame, com a educadora Rubia Mesquita, a cantora Christiana Lobo e o espetáculo “Transformes”, da Cia do Sol.

Onde: Mercado Distrital do Cruzeiro (rua Ouro Fino, s/n)

Quando: sábado, a partir das 10h

 

Releituras em espetáculo infantil

O espetáculo “Circo Marimbondo Show” traz ao Espaço do Conhecimento UFMG um repertório variado para a criançada. Idealizado pela educadora musical Bianca Luar, a atração conta com uma banda de sonoridade criativa e sofisticada. Além das releituras de canções tradicionais da infância brasileira, a performance tem animadas marchinhas e homenagens divertidas à Jovem Guarda e ao Clube da Esquina.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade)

Quando: sábado, às 17h

 

Ascensorista inspira espetáculo

O Centro Cultural UFMG recebe os atores Davi Dolpi e Iara Fernandez, integrantes do grupo de teatro e música Duo Daia, para a leitura dramática “A Ascensorista”. A peça conta a história de Judite, uma ascensorista que trabalha em um edifício residencial e comercial no centro de uma cidade grande. Ao longo de um dia de seu trabalho, passam por ela diversos personagens e vai se delineando o perfil da protagonista, bem como vão se sucedendo cenas cômicas e dramáticas, entremeadas por canções que comentam a peça.

Onde: Centro Cultural UFMG (av. Santos Dumont, 174)

Quando: sábado e domingo, às 19h

 

Guimarães Rosa é foco de contação de histórias

A "estória" de Miguilim, publicada em 1956 por João Guimarães Rosa, torna quase impossível não criar uma empatia imediata com o menino míope de oito anos, que, por ser míope, não se identifica com o mundo da realidade, mas com o mundo do mito, do fantástico. Essa é uma das criações de Guimarães Rosa que serão apresentadas ao público pelo Grupo Contadores de Estórias Miguilim, de Cordisburgo.

Onde: Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade, 640)

Quando: sábado, às 15h

 

DOMINGO (19)

Festa faz homenagem à Beth Carvalho

A festa “Ô Sorte” realiza uma homenagem à madrinha Beth Carvalho. Gustavo Maguá comanda uma roda de samba cheia de convidados, como a cantora Cinara Ribeiro. A festa tem início às 17h e quem chegar até as 18h não paga pela entrada. Depois desse horário, sai por R$ 10. Os ingressos, mesmo gratuitos, devem ser retirados no Sympla.

Onde: Mercado Distrital do Cruzeiro (rua Ouro Fino, s/n)

Quando: domingo, às 17h

gustavo maguá

Gustavo Maguá comanda a festa "Ô Sorte"

 

Experimente ocupa Boulevard Shopping

Realizada mensalmente em Nova Lima, a Feira Experimente ocupa neste domingo o Boulevard Shopping em BH. A edição conta com mais de 20 empresas do ramo cervejeiro. O line-up inclui também apresentações musicais durante todo o dia, com shows das bandas Creedence Revival Brasil, OzdeBlues, Gabi Mello e Seu Madruga.

Onde: Piso G3 do Boulevard Shopping (av. dos Andradas, 3000)

Quando: domingo, a partir das 12h

 

Contadores apresentam histórias para os pequenos

As histórias "A menina e o pássaro encantado" e "O Palhaço" serão contadas neste domingo no projeto "Era Uma Vez – Oficina de Contação de Histórias". A primeira narra a história de uma menina que tinha como seu melhor amigo um pássaro, que era livre, e justamente por ser livre ela não sabia quando ele voltaria novamente. Já a segunda narrativa traz um relato da experiência real de um palhaço que, todo mês, visitava um hospital.

Onde: Minas Shopping (av. Cristiano Machado, 4000)

Quando: domingo, às 14h

 

Concerto traz piano e cordas

O Trio de mestres em Piano, Violino e Violoncelo é a atração do projeto Concertos Dominicais Peter Lund neste domingo. No repertório, destacadas obras compostas para piano e cordas do período Romântico.

Onde: Museu de Ciências Naturais PUC Minas (av. Dom José Gaspar, 290, Coração Eucarístico)

Quando: domingo, às 11h

 

Praça Floriano Peixoto recebe tambores

O projeto Tambor na Praça promete animar quem passar pela Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia. A apresentação é gratuita e contará com a participação do músico Richard Neves, que é tecladista da banda Pato Fu e desenvolve projetos de músicas para crianças.

Onde: Praça Floriano Peixoto (Santa Efigênia)

Quando: domingo, às 16h

 

Música diversificada na Feira do Mineirinho

A banda de pagode Diga Lá volta a animar o público da Feira do Mineirinho neste domingo. Depois disso, sobe ao palco a banda Evolution, que apresenta clássicos do pop rock nacional e internacional, axé, dance e músicas latinas.

Onde: Mineirinho (av. Antônio Abrahão Caram, 1000, Pampulha)

Quando: domingo, às 12h