75 anos de Ney Matogrosso: assista a 10 momentos marcantes do artista

César Augusto Alves
cpaulo@hojeemdia.com.br
01/08/2016 às 19:13.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:06
 (Dider Bizous/Estúdio Harcourt)

(Dider Bizous/Estúdio Harcourt)

Hoje Ney Matogrosso completa 75 anos de idade, marcados por uma carreira de 40 anos de constante sucesso. Tanta trajetória fez de Ney um dos mais celebrados intérpretes brasileiros, levando-o a ser reconhecido pela revista especializada Rolling stones como a 3ª maior voz do Brasil, e a figurar na lista dos artistas mais importantes da história da música brasileira, além de outros inúmeros prêmios que o cantor, certamente, enfileira em estantes. 

Famoso pelas extravagentes apresentações, de figurinos exuberantes, Ney conquista mesmo é pela delicada e pautada interpretação. Ao pescar músicas que refletem todo o cancioneiro brasileiro, de artistas de diversas regiões do país, Ney é, nos palcos, um verdadeiro um showman e embaixador da música, tanto as populares quanto as regionais. 

Para celebrar a data e sua carreira, separamos 10 interpretações marcantes de Ney, disponíveis em seu canal oficial no YouTube. Confira abaixo:

1 - Rosa de Hiroshima

Ainda do "Secos e Molhados", a canção marcou a carreira de Ney. No vídeo, a interpretação do cantor no DVD de "Olhos de Farol", gravado em Belo Horizonte, no Palácio das Artes. 

 2 - O mundo é um moinho

Do DVD "Ney Matogrosso interpreta Cartola" (2003). O projeto foi lançado à época junto a um livro com várias fotos de sua carreira, e foi sucesso de crítica de público. No canal do artista no YouTube você pode conferir outras interpretações do mesmo show.

3 - Iracema

Recentemente, Ney gravou uma interpretação inédita (e marcante) da canção famosa na voz de Adoniran Barbosa. O lindo trabalho conta com a participação especial (e indispensável) de Paulo Miklos, que recentemente deixou o Titãs. A canção é para o projeto "Dá licença de contar", que retrata as canções de Adoniran em narrativas curtas.

4 - Poema 

É uma das canções inéditas do poeta Cazuza. Ney deu voz à canção no show "Olhos de Farol", em 1999. A elogiada interpretação evocou, à época, a forte relação de Ney e Cazuza. 

5 - Sangue Latino

Uma das canções mais executadas de "Secos e Molhados", Sangue Latino é também um referencial na carreira de Ney, uma "música-símbolo" em sua voz. Foi lançada no álbum "Secos e Molhados, que vendeu mais de 1 milhão de cópias à época. 

6 - Mesmo que seja eu 

Também do "Olhos de Fatol" (1999), a interpretação desta canção de Erasmo Carlos é um dos destaques do show, e demonstra a versatilidade do Ney intérprete, que consegue recriar canções de modo extraornariamente inovador. O figurino também chama atenção.

7 - Oriente

No DVD "Canto em qualquer canto", 2005, Ney nos brindou com esta fenomenal interpretação da canção "Oriente", de Gilberto Gil, com voz e cordas. 

8 - Tico-Tico no fubá

Outra prova da genialidade de Ney Matogrosso ao criar versões é esta interpretação no projeto "Batuque" (2001), outra homenagem ao samba, com canções anteriores a 1960, evocando, principalmente, Carmen Miranda. Com vocês, a famosa "Tico-Tico no Fubá" de um jeito não antes visto: com a malemolência de Ney ao dançar, a dolura da voz ao cantar e criatividade dos novos arranjos e da evolução da canção.

9 - O tempo não para

Em 2001, vários artistas se reuniram em um tributo a Cazuza, quando completavam 11 anos de sua morte. No show, Ney fez uma visceral apresentação com a canção "O Tempo não para", uma das mais belas e fortes do repertório de Cazuza. 

10 - Bandoleiro

Para finalizar com chave de ouro, a interpretação de "Bandoleiro", também em Canto em Qualquer Canto, projeto que contou com a participação de 4 músicos em instrumentos de corda, o que dá o tom no show. Mais uma oportunidade para evidenciar a harmonia da voz de Ney e de instrumentos como a viola caipira, violão, violão sete cordas, violão de aço e guitarra. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por