Em 2 de julho, o cantor e compositor Vander Lee, falecido na manhã desta sexta-feira (5), subiu ao palco do Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro, para registrar em DVD o show comemorativo dos 20 anos de carreira, que completaria no próximo ano. “Agora vamos acelerar a edição deste material que vai se tornar uma grande homenagem a este artista incrível. É uma grande perda”, comenta o diretor à frente do trabalho Darcy Burger, do Canal Brasil.

Com previsão de lançamento para os próximos meses, o DVD contou com a participação da filha de Vander Lee, a cantora Laura Catarina, na faixa “Prece Preciosa”. A cantora baiana Mariene de Castro foi outro nome que dividiu o momento com o artista na canção “Onde Deus Possa me Ouvir”. “Foram dois momentos lindos. Ele estava muito feliz, e não era para menos. Temos muitas horas de material com ele. Vai ser difícil escolher”, afiança Burger. O repertório contou com sucessos de toda carreira, além de músicas inéditas.

Burger conta que este DVD era para ter sido gravado no ano passado, e quase chegaram a adiar para o final deste ano. “Ficamos na dúvida se era a hora mesmo de gravar. A Rossana (DeCelso empresária do cantor) me ligou hoje de manhã e disse: 'Está vendo, era mesmo a hora'”, relata.

Dentre o público que assistiu a gravação do DVD estavam fã-clubes de várias partes do país. “Tinha gente do Norte, Nordeste, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e vária outras partes do Brasil. Fiquei impressionado quando via essas pessoas chegando. Saíram de longe para assistir a gravação de um DVD. Ele realmente atingia um vasto público e era muito querido”, considera Burger.

O trabalho foi viabilizado com recursos de um financiamento coletivo promovido pelo cantor na internet. “Ele estava há muito tempo sem fazer um trabalho nesse sentido, o último DVD foi gravado na comemoração dos 10 anos de carreira. E ele estava insistindo para gravarmos. Conseguimos o apoio dos fãs no crowdfunding. Agora vai ser um material de homenagem a ele. Vamos lançar o mais breve possível”, comenta a empresária Rossana DeCelso.

Leia mais:

Corpo do cantor Vander Lee será velado no Teatro Francisco Nunes

Morre o cantor e compositor mineiro Vander Lee, aos 50 anos

Vander Lee mistura jazz, pop e rock em seu 9º CD

 

Assista trechos da gravação do DVD: